Press "Enter" to skip to content

Posts published by “Junior Finfa”

José de Sá Maranhão Júnior (Júnior Finfa), nasceu em Afogados da Ingazeira-PE, trabalhou no Blog do Magno, sendo o fotógrafo oficial, cobrindo as eleições de 2008 e 2010. No Blog do Sertão, atuou como repórter e fotógrafo, realizando um trabalho de inovação, sendo bastante elogiado nos meios de comunicações.

Onze anos sem Dona Giza: guia eleitoral de Danilo Simões presta homenagem

Nesta quinta-feira (26), uma data marcada por saudade e reflexão, Afogados da Ingazeira recorda os 11 anos sem sua maior líder política, Giza Simões, eternizada como “a mãe dos pobres”. Em uma homenagem carregada de emoção, seu filho e candidato a prefeito, Danilo Simões, divulgou um Guia Eleitoral especial, relembrando o legado de sua mãe e destacando a continuidade de seu trabalho.

O guia contou com a participação de Eugênia Simões, irmã de Danilo, de Dona Lúcia Helena, irmã de Giza, e da própria voz de Dona Giza, que emocionou a todos ao reviver sua presença e carinho com o povo.

Eugênia Simões relembrou o amor incondicional de sua mãe: “Hoje completam-se 11 anos desde a partida de mamãe. Lembrar de Dona Giza é lembrar de amor: amor pela família, pelos amigos, pelo magistério, amor por toda uma cidade, por todos os cantos de Afogados da Ingazeira. Alguém sempre tem uma história para contar sobre o cuidado que ela tinha com todos, sendo considerada uma verdadeira mãe, não só para nós, seus filhos de sangue, mas para muitos.”

Dona Lúcia Helena, por sua vez, emocionou-se ao falar sobre a generosidade e solidariedade do povo afogadense: “A alegria que estou sentindo agora, meu filho, neste momento, é ver um povo tão bravo, tão generoso, tão solidário e tão fiel. Vocês foram generosos conosco em momentos tão difíceis, e hoje essa generosidade e gratidão se demonstram nos depoimentos que ouvimos a todo momento sobre a página linda da história de Afogados da Ingazeira, escrita por Giza Simões. Tenho fé em Deus e confio em vocês que essa página não será virada nem rasgada. Ela será renovada com Danilo.”

Em seu depoimento, Danilo Simões expressou a gratidão e o orgulho de ser filho de Giza Simões, destacando os exemplos de sua mãe como o norte de sua vida e trajetória política. “Falar da minha mãe, Giza Simões, é motivo de muito orgulho, emoção e gratidão a Deus por sua vida, seus ensinamentos e, mais do que isso, pelos seus exemplos, que são um verdadeiro norte para a minha vida. Com minha mãe, aprendi o que é o verdadeiro amor ao próximo. […] A mais importante de todas as suas obras foi cuidar do povo, como deve ser, principalmente para quem nasceu para servir e não para ser servido.”

A presença da voz de Dona Giza no guia trouxe um toque ainda mais especial à homenagem, reforçando o vínculo de Danilo com sua cidade e seu compromisso em continuar o trabalho de sua mãe. “Eu gostaria de dizer à população que Danilo é afogadense, casado com uma afogadense, tem toda sua família aqui. É uma pessoa com um grande sentimento de família, como todo bom filho: amoroso, dedicado, afetuoso. Ele e Eugênia, em momentos tão significativos, sempre estão perto de mim, dando-me apoio familiar. Danilo, como filho homem, dedicado, tem feito um grande esforço nesse sentido, estando presente nos momentos mais pontuais da minha vida pessoal e pública”, disse Dona Giza durante entrevista à Rádio Pajeú, em 12 de março de 2012.

Com o Guia Eleitoral especial, Danilo Simões reafirma seu compromisso com o legado de Giza Simões e sua dedicação em dar continuidade ao cuidado com o povo de Afogados da Ingazeira, mantendo vivo o espírito de serviço e solidariedade que sua mãe cultivou durante sua vida.

DataTrends: Berg Gomes lidera com destaque em Carnaíba com 64% dos votos válidos

Pesquisa do Instituto DataTrends divulgada na madrugada desta quinta (26/09), mostra o candidato Berg Gomes, liderando com ampla vantagem na disputa pela eleição da Prefeitura de Carnaíba.

No cenário espontâneo, Berg Gomes aparece com 46% das intenções de voto, contra 24% de Ilma Valério. Não sabe/não respondeu 30%.

Na estimulada, Berg Gomes sobe para 55%, seguido por Ilma Valério com 31%. Brancos e nulos 4%. Não sabe/não respondeu 10%.

Em votos válidos, Berg Gomes tem 64% e Ilma Valério 36%.

Potencial de Voto de Berg Gomes – Votaria com certeza (55%), poderia votar (7%), não votaria de jeito nenhum (27%), não conhece suficiente (2%) e não sabe ou não respondeu (9%).

Potencial de Voto de Ilma Valério – Votaria com certeza (31%), poderia votar (16%), não votaria de jeito nenhum (41%), não conhece suficiente (3%) e não sabe ou não respondeu (9%).

Avaliação da Gestão – O governo do prefeito Anchieta Patriota é aprovado por 65% e rejeitado por 24% da população de Carnaíba. Não sabe/não respondeu 11%.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número PE-02376/2024. A margem de erro é de 4,84 pontos percentuais e o grau de confiança de 95%. Foram ouvidos 400 eleitores nos dias 21, 22 e 23 de setembro.

POOL DE VEÍCULOS – A Pesquisa DataTrends é divulgada por um pool de blogs composto por Alberes Xavier, Edmar Lyra, Edenevaldo Alves, FalaPE, Finfa, Giro Mata Norte, Silvinho, Roberto Gonçalves, Pernambuco Urgente, Roberto Almeida, Didi Galvão e Bocão.

Coluna do Finfa

Hoje grande Debate – Será nesta quinta-feira (26), que o Blog do Finfa promoverá um importante debate entre os candidatos a prefeito de São José do Egito, George Borja (PSB) e Fredson Brito (Republicanos). O evento ocorrerá no Cine Teatro São José, em Afogados da Ingazeira, às 20 horas, com transmissão ao vivo pelos canais do YouTube e Facebook do @BlogdoFinfa, além do site www.blogdofinfa.com.br.

O debate será dividido em cinco blocos, oferecendo aos candidatos a oportunidade de apresentar suas propostas e discutir temas relevantes para a cidade. O formato inclui desde apresentações iniciais, passando por temas sorteados com réplicas, perguntas da população egipciense e de algumas instituições que serão sorteadas, candidato pergunta a candidato, perguntas deste blogueiro e por fim as considerações finais dos dos candidatos.

As rádios Pajeú e Gazeta Fm de São José do Egito, estarão transmitindo ao vivo
.

No seu plano de governo – Candidata a prefeita pela oposição em Carnaiba, Ilma Valério ( Republicanos), divulgou em seu plano de governo, a proposta da construção da Rodoviária de Carnaiba em parceria com o Governo Estadual através da Secretaria Estadual de Transporte  de Pernambuco, Ilma planeja fazer a arborização do trecho entre a Vila São Geraldo em frente ao trevo de acesso a Quixaba até o Posto Nossa Senhora Aparecida e Arena Vip, no Bela Vista, além da realizar é a construção de dois portais na cidade.Essa são algumas das ações que Ilma tem para realizar dentro do seu plano de governo.

Pesquisa – Em pesquisa realizada pela Naipes Marketing com exclusividade para o blog de Júnior Campos sobre a corrida eleitoral para prefeito de São José do Egito, o candidato do Republicanos, Fredson Brito, lidera a disputa com 55,05% dos votos válidos, enquanto seu adversário, Dr. George Borja (PSB), aparece com 44,95% dos votos válidos. Nos votos totais, o candidato do Republicanos, Fredson Brito, lidera a disputa com 50,50% das intenções de voto, enquanto seu adversário, Dr.George Borja (PSB), aparece com 41,25% na pesquisa estimulada. O levantamento foi realizado entre os dias 16 e 19 de setembro deste ano e ouviu quase 400 eleitores da cidade. A pesquisa está registrada sob o número PE-05631/2024.

Agenda – Nesta quinta-feira (26), às 17 horas, a governadora Raquel Lyra vai assinar o termo de fomento que oficializa a transferência de recursos do Governo do Estado para a Arquidiocese de Olinda e Recife, destinados à reconstrução do Santuário de Nossa Senhora da Conceição. Serão repassados R$ 1,5 milhão para a reforma do telhado e da estrutura metálica do templo. A formalização acontece no Morro da Conceição com a presença do arcebispo Dom Paulo Jackson. A governadora garante o repasse da igreja após o acidente que ocorreu no dia 30 de agosto, no qual desabou o teto da estrutura do santuário.

Disse“Nós estamos visitando a obra da Estação de Tratamento de Água Bela Vista, que beneficiará toda a população que vive na Cidade Alta, Inocoop, Adalgisa Nunes e nos bairros adjacentes, que vão ter água sem rodízio quando tudo estiver pronto. A expectativa é de que até dezembro essa obra seja entregue. É mais água para Caruaru, assim como estamos fazendo na região inteira, em razão da chegada da água do Rio São Francisco a partir da Adutora do Agreste”. (Governadora Raquel Lyra, na  vistoria na obra de implantação da nova Estação de Tratamento de Água (ETA) Bela Vista)

Porta porta – A chapa governista de Custódia, Messias do Dnocs e Anne Lyra, realiza no próximo sábado (28), um porta porta no Bairro da Redenção, a partir das 18:30 horas, com concentração em frente ao PPP. O prefeito Emmanuel Fernandes (Manuca) e Marcílio Ferraz, estarão presentes. Após o porta porta, haverá um arrastão até a Praça Padre Leão.

Frase“Essa conquista vai impactar positivamente a vida de todos os moradores, ver os moradores se unindo, varrendo as ruas para que o asfalto chegasse, mostra a força e a união do nosso povo”. (Deputado federal Carlos Veras, no  início do asfaltamento pelo povoado do Brejinho)

Prorrogadas – A Universidade de Pernambuco-UPE, por meio da Diretoria de Educação a Distância-DED, prorrogou o período de inscrições para dois cursos de especialização, com vagas para o Polo UAB de São Jose do Egito.As oportunidades são para discentes, que desejam ingressar nos cursos de Especialização em Desenvolvimento Sustentável para Educação Básica e Especialização de Gestão em Saúde, na modalidade a distância, do programa da Universidade Aberta do Brasil – UAB.São 60 vagas, com 30 oportunidades para cada curso. Os interessados tem até o dia 29 de setembro, próximo domingo para acessar o link e fazer sua inscrição: https://docs.google.com/forms/d/1l6jYgqmLxafxdhh_PZ6chbTlGm9NjT4b4OqD_TmU-IA/edit 

Pesquisa – Em pesquisa realizada pela Naipes Marketing com exclusividade para o blog de Júnior Campos sobre a corrida eleitoral para prefeito de São José do Egito, o candidato do Republicanos, Fredson Brito, lidera a disputa com 55,05% dos votos válidos, enquanto seu adversário, Dr. George Borja (PSB), aparece com 44,95% dos votos válidos. Nos votos totais, o candidato do Republicanos, Fredson Brito, lidera a disputa com 50,50% das intenções de voto, enquanto seu adversário, Dr.George Borja (PSB), aparece com 41,25% na pesquisa estimulada. O levantamento foi realizado entre os dias 16 e 19 de setembro deste ano e ouviu quase 400 eleitores da cidade. A pesquisa está registrada sob o número PE-05631/2024.

Perguntar não ofende – Tem candidato a vereador da oposição de Iguaracy, que vai desistir da sua candidatura para apoiar Dr. Pedro e Marquinhos Melo?

Frente Popular de Afogados da Ingazeira, diz que Justiça puniu perfis anônimos que atacavam Coligação e Sandrinho

A Justiça eleitoral, atendendo a uma representação da coligação “Frente Popular” de Afogados da Ingazeira, mandou retirar do ar postagens realizadas nos perfis do Instagram “Afogados Desconectando” e “Portal Afogados PE”.

Segundo nota da Coligação, eles “continham fake News, atacando a honra e o decoro de pessoas públicas, fazendo também propaganda eleitoral irregular”.

Um dos perfis está fora do ar, diz a Coligção. “Além da retirada das postagens, a justiça eleitoral também determinou que a empresa dona do Instagram informe a identificação dos responsáveis pelos perfis, que também poderão ser acionados nas esferas cível e penal”. Pelo IP, também estariam aopurando a localização de onde partiram as postagens.

“Fake News não é apenas crime contra as pessoas, é também crime contra o processo eleitoral e contra a democracia, que lutamos tanto para conquistar. Críticas e elogios são da natureza da democracia, o que é inadmissível é o uso covarde do anonimato para mentir, caluniar, difamar, agredir a honra das pessoas. Todo cidadão e cidadã de bem tem o dever de repudiar tal prática política nefasta”, destacou a advogada da Frente Popular, Cinara Amorim, autora da representação.

Danilo Simões e Edson Henrique realizam a maior carreata da história de Afogados da Ingazeira

Nesta quarta-feira (25), Afogados da Ingazeira viveu um momento histórico com a realização da maior carreata já vista na cidade. O evento, organizado pelo candidato a prefeito Danilo Simões (PSD) e seu vice Edson Henrique (PP), contou com a participação de centenas de veículos, que seguiram pelas ruas da cidade em direção ao Comício Acelera 55, realizado no bairro Sobreira.

A concentração teve início no Estádio Vianão, de onde a multidão partiu em direção ao evento, acompanhada por moradores que acenavam e demonstravam apoio ao projeto da Coligação União Pelo Povo. Ao longo do trajeto, o entusiasmo e o engajamento popular foram notáveis, com muitos abraçando a campanha e pedindo mudanças para Afogados.

Durante o comício, Edson Henrique discursou destacando a grandeza do ato e a necessidade de mudança. “Primeiramente, gostaria de expressar a alegria de estar aqui no bairro Sobreira nesta noite. Danilo, posso afirmar que, até o momento, fizemos o maior ato da campanha de 2024. Esse evento reflete no brilho do olhar de cada cidadão e cidadã, em cada rua e casa por onde passamos. Ao chegar aqui, sentimos a energia e o brilho no olhar dos moradores deste bairro, que refletem alegria e o resgate da esperança por dias melhores. O Sobreira está dando exemplo com o maior ato da campanha até agora. Minha gratidão ao bairro Sobreira!”

Edson também mencionou suas ações como vereador e criticou a atual gestão pelo descaso com a educação e a saúde. “Estive presente neste bairro durante os quatro anos do meu mandato. Por meio de uma emenda impositiva, destinei recursos para a Escola Petronila, para que pudesse ser reformada. No entanto, o prefeito, sem sensibilidade e sem humildade, ao invés de reformar a escola, tirou as crianças daqui e as mandou para outra escola, distanciando-as de suas famílias.”

Ele também ressaltou os problemas enfrentados pelo transporte escolar e a saúde. “Muitas crianças precisam se deslocar a pé, e isso é lamentável. Enquanto isso, o transporte escolar está sendo usado em eventos de campanha do prefeito, que, em desespero, tenta não perder a eleição. Além disso, há pessoas que esperam há mais de um ano pela marcação de exames. Algumas, infelizmente, morreram esperando. Enquanto isso, o prefeito asfalta ruas já pavimentadas, em uma obra de caos e desperdício de recursos.”

Encerrando seu discurso, Edson Henrique chamou a atenção para a importância da eleição no dia 6 de outubro. “Afogados da Ingazeira tem uma grande oportunidade daqui a 11 dias, quando daremos o maior grito de liberdade da história da nossa cidade. Vamos juntos, com esses candidatos e candidatas, fazer um governo participativo, voltado para o povo.”

Em seguida, Danilo Simões assumiu o microfone e, com um discurso incisivo, destacou a crescente adesão popular à sua campanha e as propostas para transformar a cidade.

“É uma grande alegria ver que, a cada dia que passa, nossa campanha cresce. O que mais me impressiona não é só o fato de vocês estarem aqui por vontade própria, mas o carinho que recebo nas ruas. Mesmo aqueles que, por medo, precisam se esconder, nos acenam e demonstram que querem mudança. Querem libertar Afogados da Ingazeira do atraso.”

Danilo criticou a dependência dos empregos da prefeitura e enfatizou a necessidade de gerar novas oportunidades. “Afogados da Ingazeira não merece mais empregos que dependem de favores políticos, onde só há trabalho para quem vota no candidato do prefeito. Nossa cidade precisa gerar empregos de verdade, trazer empresas, fazer com que o comércio local cresça e, assim, gerar oportunidades para os jovens. Só dessa maneira libertaremos o povo dessa dependência.”

O candidato também prometeu acabar com privilégios e expor irregularidades na gestão atua. “Temos que acabar com os privilégios de quem recebe sem trabalhar. A partir de 1º de janeiro de 2025, vamos tirar toda a sujeira debaixo do tapete e mostrar ao povo de Afogados quem usou o poder para seu próprio benefício. Vamos devolver a prefeitura para o povo e mostrar como se governa com seriedade.”

Danilo ainda denunciou o abandono em diversos bairros e criticou as promessas não cumpridas da atual gestão. “Hoje, publiquei um vídeo mostrando o abandono no bairro Padre Pedro Pereira. No Centro, as ruas principais recebem asfalto, mas ao redor só há lama, poeira, esgoto e sofrimento. Prometeram a reforma da Escola Petronila, mas o vice-prefeito foi à rádio mentir, dizendo que a reforma está acontecendo. Ele não conhece a cidade! Essa é a realidade que eles tentam esconder.”

Para finalizar, Danilo Simões fez uma homenagem à sua mãe, Dona Giza, lembrando seu legado e a inspiração que ela deixou. “Amanhã completam-se 11 anos que minha mãe nos deixou fisicamente, mas ela permanece viva no coração de cada um de vocês. Se puderem, ouçam o guia eleitoral amanhã. Será um guia especial, em homenagem à maior política da história do Pajeú e, talvez, de Pernambuco. A partir de amanhã, caminhamos rumo à vitória, não minha, mas de vocês, do povo de Afogados da Ingazeira.” Da Assessoria

Fredson Brito realiza plenária com egipcienses em Santa Cruz do Capibaribe

O candidato a prefeito de São José do Egito, Fredson Brito, participou de uma importante reunião plenária com eleitores egipcienses que atualmente residem em Santa Cruz do Capibaribe. O encontro aconteceu no bairro Cruz Alta, na Casa Blanca Recepções, e contou com a presença de centenas de pessoas, além de diversas lideranças políticas, como o ex-prefeito Romério Guimarães e os vereadores Vicente de Vevéi, Aldo da Clipsi e Alberico, além dos candidatos ao legislativo Kaká de Suerda e Danúbia do Hospital.

O principal tema debatido durante o evento foi a falta de oportunidades de emprego em São José do Egito, uma das principais razões que levam muitos moradores da cidade a buscarem trabalho em Santa Cruz do Capibaribe, cidade reconhecida como a capital das confecções no estado. Fredson ouviu atentamente as demandas da comunidade e reforçou seu compromisso com a criação de oportunidades de emprego em São José do Egito, especialmente para os jovens.

“É doloroso ver tantos egipcienses deixando sua terra natal em busca de trabalho. Vamos mudar essa realidade. Nosso compromisso é criar oportunidades para que os jovens possam construir suas vidas e carreiras em São José do Egito, sem precisar sair de casa”, afirmou Fredson.

Fredson também destacou a importância de parcerias com as indústrias de confecção de Santa Cruz do Capibaribe, visando gerar empregos e renda para as costureiras de São José do Egito. “Queremos firmar parcerias com as fábricas daqui para levar costuras e outras atividades para nossa cidade. Dessa forma, nossas costureiras terão mais oportunidades e poderão trabalhar perto de suas famílias”, concluiu.

A plenária foi vista como um marco importante na campanha de Fredson Brito, que segue fortalecendo sua base de apoio tanto em São José do Egito quanto nas cidades onde há grande presença de egipcienses em busca de trabalho. O evento reforçou a esperança de que um novo ciclo de desenvolvimento está por vir para o município.

Em Caruaru, governadora Raquel Lyra vistoria obra para instalação da Estação de Tratamento de Água Bela Vista e entrega sistema simplificado de abastecimento na zona rural

Cumprindo agenda no município de Caruaru, no Agreste, a governadora Raquel Lyra realizou, nesta quarta-feira (25), uma vistoria na obra de implantação da nova Estação de Tratamento de Água (ETA) Bela Vista. Com o avanço das obras da Adutora do Agreste, que vão resultar no incremento de 600 litros por segundo na vazão de água para o município, o Governo do Estado está investindo R$ 4,5 milhões na construção da unidade para ampliar a capacidade de tratamento de água. Quando a ETA estiver em funcionamento, seis bairros de Caruaru sairão do rodízio.
“Nós estamos visitando a obra da Estação de Tratamento de Água Bela Vista, que beneficiará toda a população que vive na Cidade Alta, Inocoop, Adalgisa Nunes e nos bairros adjacentes, que vão ter água sem rodízio quando tudo estiver pronto. A expectativa é de que até dezembro essa obra seja entregue. É mais água para Caruaru, assim como estamos fazendo na região inteira, em razão da chegada da água do Rio São Francisco a partir da Adutora do Agreste. Também estivemos no Sítio Pé de Serra de Lajes levando água para a zona rural que tanto precisa”, destacou Raquel Lyra.
 
Instalado pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), o equipamento terá capacidade para tratar 200 litros de água por segundo, sendo sua construção compacta e em fibra de vidro. No momento, está em andamento a construção das bases em concreto que receberão a estrutura. O modelo é de fácil instalação e manutenção e emprega um conjunto de processos sofisticados para transformar a água bruta em água potável, segura para consumo humano. Com a conclusão, serão beneficiados com o fim do rodízio os bairros de Inocop, Cidade Alta, Adalgisa Nunes, Wilton Lira, Agamenon e Encanto da Serra.
O presidente da Compesa, Alex Campos, explicou que esta obra acontece para auxiliar a Adutora do Agreste. “Essa é uma obra muito importante para que possamos dar sequência à Adutora do Agreste, que vai trazer água do São Francisco. Assim, ficamos ainda mais perto da nossa meta, que é trazer 1,7 mil litros de água por segundo para a cidade e viabilizar, passo a passo, o sonho de Caruaru não mais precisar de rodízio”, disse.
 
Em Caruaru, as águas do Rio São Francisco já estão sendo tratadas na ETA Petrópolis, com uma vazão de 200 litros por segundo. Além da ETA Bela Vista, que deverá entrar em operação em dezembro, a ETA Salgado também deverá receber o novo volume de água, que chegará à cidade de Caruaru até o início do próximo ano.
 
ZONA RURAL – Ainda em Caruaru, a gestora inaugurou a obra de expansão da rede de abastecimento de água no Sítio Pé de Serra de Lajes, no 2º Distrito de Caruaru. Foi implantado um quilômetro de tubulação de 60mm que levará água da ETA Salgado até a localidade, abastecendo regularmente 180 famílias em 65 residências, que passaram a contar com água tratada nas torneiras.
 
“Esse serviço melhorou muito a rotina por aqui, porque agora temos água para usar em casa. Também temos gado, plantação, e com a água chegando com mais regularidade, nós podemos viver melhor”, comentou a dona de casa Rosimere de Melo, de 48 anos.
Na última semana, colaboradores da Compesa realizaram o cadastro dessas famílias para que a comunidade fosse inserida no calendário de abastecimento de água da zona rural, que segue o rodízio de 10 dias com água e 20 dias sem.
“Apenas uma parte dos imóveis da localidade eram atendidos pela Compesa. Então nós fizemos o mapeamento e iniciamos a obra para que todos pudessem ser atendidos com água de qualidade em suas casas”, explicou o diretor Regional da Compesa, Igor Galindo.
 
Participaram das visitas os secretários estaduais Eduardo Vieira (gabinete da governadora) e Rodolfo Costa Pinto (Comunicação).

João Campos reforça compromisso com parque linear às margens do Rio Beberibe

O prefeito do Recife e candidato à reeleição, João Campos (PSB), anunciou, nesta quarta-feira (25), a construção de um parque linear às margens do Rio Beberibe. A ideia é que o projeto integre um conjunto de equipamentos para viabilizar a contemplação e a proteção do curso d’água. O compromisso para um segundo mandato foi firmado durante visita à Praça da Convenção, em Beberibe, na Zona Norte da cidade, ocasião em que o prefeito conversou com moradores e comerciantes da região.

“Fizemos três parques, um está em obras, que é o do Aeroclube, e a gente reafirma a construção de mais quatro parques, entre eles, aqui perto, o Parque Linear de Beberibe, que vai ficar na margem do Rio Beberibe. O primeiro trecho será próximo a Cajueiro, de aproximadamente um quilômetro, nos moldes do que a gente tem no projeto Parque Capibaribe”, explicou o prefeito.

O trecho inicial do Parque Beberibe, no contorno de Cajueiro, terá extensão de um quilômetro e permitirá a proteção permanente do entorno do rio e a implantação de uma área de lazer nos moldes do Parque das Graças, às margens do Capibaribe, com parque infantil, quadras, pista de caminhada e espaço de contemplação. A previsão é de que o Parque Beberibe beneficie mais de 70 mil habitantes dos bairros de Cajueiro, Linha do Tiro, Beberibe, Fundão, Dois Unidos, Peixinhos e Campina do Barreto.

“A gente tem feito a requalificação de espaços públicos, reforma de praças e implantação de parques. E o Parque Beberibe vai funcionar como um espaço de lazer, convivência e proximidade com o rio. Assim como a gente tem no Parque Capibaribe, um projeto de 15 quilômetros em cada margem, a gente vai ter aqui. É um projeto que vai ter a primeira etapa construída pela nossa gestão, com equipamentos de esporte, lazer, para criança, jovem, adulto, para convivência na margem do Beberibe”, completou.

Rodrigo Pinheiro anuncia ampliação de investimentos voltados às pessoas idosas no Encontro com a Melhor Idade

No encontro com a Melhor Idade ocorrido, na tarde desta quarta-feira (25), na Casa 45, o atual prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro (PSDB), recebeu mais uma grande demonstração de apoio dos caruaruenses em prol da sua reeleição, nestas eleições municipais 2024. Ao lado da sua candidata à vice-prefeita Dayse Silva (PSDB), Rodrigo destacou as diversas ações desenvolvidas, ao longo da sua gestão, bem como ainda apresentou as propostas a serem implantadas, no próximo mandato, em benefício às pessoas idosas.

“Dentre as nossas prioridades para os próximos quatro anos estão o fortalecimento de políticas públicas de segurança alimentar e nutricional; a expansão e fortalecimento da prática de esporte e lazer, promovendo a saúde e a qualidade de vida; o reforço na atuação do Conselho Municipal; o avanço na mobilidade ativa e sustentável, além do fortalecimento na infraestrutura e equipamentos das unidades de saúde”, destacou o candidato à reeleição.

No governo Rodrigo Pinheiro, as pessoas a partir dos 60 anos, passaram a dispor de gratuidade no transporte público municipal; a contar com a 1ª turma do Brasil na modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos); a usufruir do Centro Integrado de Direitos Humanos e dos Centros de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Além disso, também houve a reestruturação do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas Idosas e as ampliações das equipes do Cadastro Único e dos Centros de Referência de Assistência Social.

“Sou testemunha da atenção que o prefeito Rodrigo Pinheiro tem dado a todos nós da melhor idade, com ampliações de serviços no social, na saúde, na educação e no lazer. Não podemos voltar a ter dor de cabeça com candidato que não nos representa. Precisamos eleger Rodrigo já no primeiro turno para que todas as pessoas idosas de Caruaru continuem sendo beneficiadas com as melhorias que estão sendo realizadas”, comentou Roberto Gersino.

Legado de José Patriota é exaltado por ex-colegas na Alepe

Por Blog da Folha

Na manhã desta terça-feira (24), a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) realizou sua primeira Reunião Plenária após o falecimento do deputado José Patriota, ocorrido no dia 17 de setembro, aos 63 anos, em decorrência de um câncer de fígado. O encontro foi marcado por um profundo sentimento de perda e respeito, com um minuto de silêncio em homenagem ao político que deixou uma marca na política estadual.

Durante a sessão, vários parlamentares subiram à tribuna para exaltar a trajetória de Patriota, reconhecendo seu compromisso com o municipalismo e seu trabalho em prol do povo pernambucano. Ex-prefeito de Afogados da Ingazeira e ex-presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), Patriota foi lembrado como uma figura essencial na luta pelos direitos das cidades do interior do estado.

O deputado Sileno Guedes (PSB) foi um dos primeiros a prestar sua homenagem, destacando a relevância do legado de Patriota, que se estendeu além do Sertão do Pajeú, atingindo diversas regiões de Pernambuco. Outros parlamentares também se uniram às homenagens, ressaltando a importância de Patriota na construção de políticas públicas que beneficiaram municípios e comunidades, sempre com um olhar atento às necessidades da população.

Confira as falas dos parlamentares durante a sessão:

– Álvaro Porto: “Patriota deixa um legado imensurável, não só a esse parlamento, mas a todo o estado de Pernambuco.”

– Sileno Guedes: “Mesmo antes de chegar nesta Casa, ele se tornou referência em defesa do municipalismo brasileiro. Era um homem convicto de sua missão de vida. Que tenhamos forças para levar adiante o seu legado em defesa de tempos melhores para nossas cidades e comunidades rurais, onde as pessoas vivem e precisam que as políticas públicas sejam cada vez mais fortalecidas.”

– Waldemar Borges: “De Patriota, o que está presente em toda sua caminhada é o compromisso que ele tinha com os segmentos populares, com as pessoas mais carentes. Sempre dando uma palavra lúcida e altiva dos segmentos que mais precisam da atuação do poder público. Patriota fará falta não só ao Pajeú ou à Alepe, Patriota fará falta à boa política.”

– Jarbas Filho: “Eu sou muito grato de ter convivido mais de perto com José Patriota, de ter aprendido com ele e que ainda em vida me servia de inspiração de como deveria me comportar como político.”

– Rosa Amorim: “Como alguém ligado aos movimentos sociais, exalto o legado de compromisso com a luta pelo e com o povo pernambucano. Patriota presente na luta, na história e na memória de Pernambuco.”

– Eriberto Filho: “Nosso amigo Patriota é uma referência na política pernambucana. Tive a oportunidade de aprender muito com ele. A luta de Patriota seguirá nos inspirando por um Pernambuco melhor.”

– Antônio Moraes: “Uma das maiores lideranças municipalistas do estado de Pernambuco. Reconheço a figura marcante, inteligente e conciliadora, que deixou amigos e admiradores aqui na Alepe. Fará muita falta ao municipalismo pernambucano e a essa casa.”

– João Paulo: “Uma figura que trazia a tradição socialista. Disciplinado. Na presidência da Comissão de Assuntos Municipais, sempre esteve presente e com compromisso com o povo. E sempre esteve aberto ao diálogo, em defesa do municipalismo.”

– Débora Almeida: “Patriota foi fundamental para que Pernambuco pudesse ver os municípios de outra forma. A Amupe, depois de Patriota, é outra Amupe. Vimos ele conduzir a entidade com muita articulação, diálogo e consenso. Era uma liderança que todos os prefeitos e prefeitas tinham como referência. Vai fazer muita falta e deixar saudades.”

– Francismar Pontes: “O maior legado de Patriota foi sua lição de vida. Não é todo mundo que tinha essa resiliência para passar o que ele passou, com a alegria que ele transmitia a todos nós.”

– Gilmar Júnior: “Patriota foi uma das pessoas que me recebeu com mais carinho nesta casa. Sempre me orientou, agiu como um professor e isso me marcou muito.”

– João Paulo Costa: “Tive uma relação de respeito e admiração com José Patriota, mesmo em palanques opostos. Sempre fez política buscando o fortalecimento dos municípios, que é onde as pessoas vivem e os problemas existem.”

– Joãozinho Tenório: “Patriota era muito maior que a Amupe. Conseguiu resgatar o nome da Associação. Para mim, a maior referência que tenho de Patriota é o diálogo que ele sempre mantinha aberto, independentemente de bandeiras partidárias.”

Renato Antunes: “Nesse pouco tempo de convivência, tive em Patriota uma referência. Um professor do diálogo. Um homem pacífico, sempre aberto à construção da coletividade.”

– João de Nadegi: “Patriota era um grande conselheiro. Independentemente de coloração partidária, sempre buscou o diálogo. Tentava unir as pessoas, em vez de fomentar divisões, para resolver as questões que impactavam o povo pernambucano.”

– Diogo Moraes: “Tínhamos José Patriota como um homem de correção. Uma referência em política com P maiúsculo. Deixou um legado para esta casa.”

– Henrique Queiroz Filho: “Por sua postura e diálogo, Patriota tem o respeito de toda a classe política. Todas as homenagens que sejam feitas para ele serão merecidas, já que ele sempre trabalhou para o bem da coletividade, pensando nas pessoas.”

– Alberto Feitosa: “Ele tinha a sabedoria de quem de fato militava na política, a imparcialidade de quem queria fazer a boa política e a capacidade de enxergar mais além. Deixa muita saudade, e Pernambuco perde um grande ser humano e grande político.”