Press "Enter" to skip to content

Posts published by “Junior Finfa”

José de Sá Maranhão Júnior (Júnior Finfa), nasceu em Afogados da Ingazeira-PE, trabalhou no Blog do Magno, sendo o fotógrafo oficial, cobrindo as eleições de 2008 e 2010. No Blog do Sertão, atuou como repórter e fotógrafo, realizando um trabalho de inovação, sendo bastante elogiado nos meios de comunicações.

Coluna do Finfa

Em Caruaru, Cursinho Popular Edilson de Góis abre inscrições para edição 2026

Com quase 25 anos de tradição e comprometimento com a educação municipal, o Cursinho Popular Professor Edilson de Góis, projeto gratuito que prepara estudantes do Ensino Médio, ou aqueles que já concluíram essa etapa, para o Enem e vestibulares, abre a temporada de aulas 2026.

Ao total, serão disponibilizadas 600 vagas, com inscrições a partir desta quarta-feira (4) até o dia 26 deste mês. Os interessados podem acessar diretamente a página oficial, através do @cursinhopopularcaruaru, e clicar no link da bio. As aulas tem início no dia 28 de março e acontecem todos os sábados, das 13h30 às 17h, no auditório da Secretaria de Educação e Esportes (antiga Fafica).

O cursinho oferece um ensino completo, abordando todas as áreas exigidas pelo Enem: Linguagens, Códigos e Redação, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas.

Confira a equipe de professores:
* Português: Diego Lima
* Redação: Menelau e Diego Lima
* Matemática: Edson Jr., Arthur e Flávio
* História: Daniel Silva e Daniel Góis
* Geografia: Eraldo Valença e Nilton Augusto
* Biologia: Raul Alves e Marcelo Bezerra
* Química: Manoel Afonso e Marco Aurélio
* Física:Ladário Filho e Wildne
* Inglês: Sérgio Ramone
* Espanhol: Ticiana Roque

TCE imputa débito solidário ao prefeito da Ingazeira, Luciano Torres e empresa de serviço de assessoria jurídica

Na última quinta (26), a Segunda Câmara do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) realizou a 5ª Sessão Ordinária, onde foi analisado o processo TCE-PE nº 24100862-1, sob a relatoria do Conselheiro Eduardo Lyra Porto.

A auditoria especial visou investigar irregularidades nas contratações de serviços de assessoria jurídica pela Prefeitura Municipal de Ingazeira para o exercício de 2024, motivada por uma denúncia anônima sobre dispensa de licitação. A auditoria identificou que a contratação da empresa Diego Henrique de Melo Torres Feitosa – ME foi irregular, totalizando despesas de R$ 111.800,00 nos exercícios de 2023 e 2024, sem comprovação da execução dos serviços.

A análise concluiu que a Prefeitura já possuía quadro efetivo e contratos que cobririam a necessidade, configurando desnecessidade da contratação e sobreposição de serviços. O tribunal responsabilizou solidariamente o prefeito Luciano Torres Martins e a empresa contratada, determinando a imputação de débito de R$ 111.800,00 e a aplicação de multa de R$ 11.106,62 ao prefeito, ambos com prazo para pagamento e penas para eventual não cumprimento. A decisão ressaltou a importância da demonstração de insuficiência no quadro funcional para a contratação de serviços externos, a fim de evitar reincidências futuras e garantir a moralidade e eficiência administrativa.

Prefeitura de Garanhuns distribui nove toneladas de alimentos arrecadados no “Corre Garanhuns”

Mantimentos foram destinados aos Cras da sede e do distrito, além de famílias da Liberdade e Massaranduba, atendidas pelo AABB Comunidade

A Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), realizou a entrega de nove toneladas de alimentos arrecadados durante o evento “Corre Garanhuns”. Os Cras Heliópolis, Várzea, Bela Vista, Magano, Boa Vista – incluindo anexo do Cras na Cohab 2 -, além das unidades de Iratama, Miracica, São Pedro e do Cras Quilombo, receberam os mantimentos ao longo do mês de fevereiro.

“A ação reforça o compromisso firmado pelo Prefeito Sivaldo Albino de combater a insegurança alimentar em nosso município. Com essa arrecadação, ampliamos o alcance da distribuição e garantimos mais apoio às famílias que mais precisam”, ressalta a secretária de Assistência Social, Gorete Ferro. As famílias da Massaranduba e Liberdade que são atendidas pelo projeto AABB Comunidade, também foram contempladas com o recebimento dos alimentos.

Cestas básicas – A SASDH destaca que as famílias atendidas pelas cozinhas comunitárias da Cohab 3 e da Duque de Caxias continuam sendo contempladas com s cestas básicas, distribuídas mensalmente desde dezembro.

“Não faltará apoio às cidades afetadas pelas chuvas em Pernambuco”, afirma ministro após reunião com Felipe Carreras

Em agenda realizada nesta terça-feira (03), o deputado federal Felipe Carreras esteve reunido com o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, para tratar dos impactos das fortes chuvas que atingiram municípios do Agreste de Pernambuco.

Carreras levou ao Ministério a situação enfrentada por cidades como Garanhuns – especialmente o distrito de São Pedro -, Lajedo, Jupi, Jucati, Calçado, Cachoeirinha e Bonito, reforçando a urgência de medidas emergenciais para minimizar os danos causados à população.

Durante a reunião, o Ministro assegurou que o Governo Federal está atento à situação e garantiu apoio direto aos municípios pernambucanos. “Fica a minha palavra, em nome do presidente Lula, que não faltará apoio do Governo Federal. Já temos, inclusive, recursos destinados. Estamos 24 horas à disposição para servir o povo de Pernambuco”, afirmou Waldez Góes.

Felipe Carreras enfatizou que a articulação em Brasília é fundamental neste momento crítico. Segundo ele, as prefeituras seguem adotando as medidas necessárias, mas o suporte federal é decisivo para ampliar a assistência humanitária e acelerar ações de reconstrução. “A palavra do ministro nos dá segurança. Não vai faltar ajuda humanitária, nem estrutura para socorrer e amenizar o sofrimento do nosso povo”, concluiu o parlamentar.

A atuação do deputado reforça seu compromisso em buscar, junto ao Governo Federal, respostas rápidas e efetivas para proteger as famílias afetadas e garantir o suporte necessário aos municípios pernambucanos atingidos pelas chuvas.

Em reconhecimento nacional, governadora Raquel Lyra recebe Prêmio Mulheres Exponenciais 2026 e defende políticas públicas para população feminina

Em momento de reconhecimento nacional, a governadora Raquel Lyra recebeu, nesta terça-feira (3), em Brasília, o Prêmio Mulheres Exponenciais, concedido pela Esfera Brasil, tornando-se a primeira governadora a ser reconhecida pela iniciativa, em sua quinta edição, na categoria Gestão Pública. Ao receber a premiação, a gestora defendeu a ampliação da presença feminina nos espaços de poder como passo essencial para um país mais igualitário e a importância de construir políticas públicas que transformam a realidade das mulheres.

“A maioria da população pernambucana, 52%, são mulheres, e construir políticas públicas que de fato mudam a vida de muitas delas é transformador. No nosso governo, já entregamos 22 mil casas e mais de 60% delas foram nas mãos de mulheres. Esse prêmio é um reconhecimento para que tenhamos mais mulheres ocupando espaços de poder, mostrando seu talento, sua criatividade, seu compromisso, porque não é fácil ser mulher na política. Que a gente construa um país muito mais igual, que não possamos ter medo de sair nas ruas por questão de gênero”, destacou a governadora Raquel Lyra.

Para a Esfera, o prêmio reconhece a trajetória da governadora Raquel Lyra em sua vida pública e sua capacidade de liderança administrativa como chefe do Executivo estadual, conduzindo políticas públicas voltadas ao desenvolvimento regional, à responsabilidade fiscal e ao fortalecimento das áreas sociais.

O presidente nacional do Partido Social Democrático (PSD), Gilberto Kassab, entregou a premiação para a governadora e ressaltou a importância da gestora na política nacional brasileira. “Eu tenho um imenso orgulho de estar ao seu lado, lhe apoiando, compartilhando os seus resultados e os seus desafios. Que você continue sendo esse exemplo para cada um de nós que acompanha a vida pública brasileira”, afirmou.

Sob a liderança da governadora Raquel Lyra, o Governo de Pernambuco tem fortalecido uma política pública voltada à promoção da autonomia e da proteção das mulheres pernambucanas. Algumas iniciativas são o programa Mães de Pernambuco, que garante apoio financeiro mensal de R$ 300 a mulheres em situação de vulnerabilidade social, e o programa Cuida PE Mulher, que utiliza carretas itinerantes para percorrer o Estado oferecendo exames e consultas gratuitas com foco na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero. Além disso, as pernambucanas agora contam com a assistência especializada do novo Hospital da Mulher do Agreste, em Caruaru, que amplia o acesso a serviços hospitalares de média e alta complexidade.

Esfera Brasil – A Esfera é uma organização independente e apartidária, criada para promover a cooperação entre as entidades públicas e privadas do Brasil, fomentando o diálogo entre a classe produtiva e os poderes constituídos.

Pernambuco inicia 2026 com saldo positivo de empregos com destaque para construção civil

O Estado de Pernambuco obteve uma recuperação de 130,5% das vagas formais de emprego no último mês de janeiro, na comparação com o mesmo mês do ano passado. Foram 3.804 postos de trabalho gerados a mais na comparação, com destaque para a construção civil, setor responsável por 3.069 vagas. O desempenho reflete a continuidade dos investimentos em infraestrutura, a execução de obras estruturadoras e as ações de estímulo à atividade econômica implementadas pelo Governo do Estado. No contexto regional, Pernambuco ocupa a quarta colocação na geração de emprego de carteira entre os estados do Nordeste no mês.

“Pernambuco mantém o pé no acelerador com obras estruturadoras em todas as regiões do Estado, retomando as que estavam paradas há décadas e tirando do papel construções sonhadas pelo nosso povo, como o Arco Metropolitano, que já é realidade. Além disso, o Governo tem estimulado a construção civil com programas, como o Morar Bem Pernambuco, que desenvolve toda a cadeia, do fornecedor ao construtor, entregando os benefícios para a população e emprego e renda aos nossos trabalhadores”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Guilherme Cavalcanti, o resultado confirma a trajetória de fortalecimento do ambiente produtivo no Estado. “A construção civil tem papel estratégico na dinamização da economia pernambucana. O resultado de janeiro demonstra que os investimentos estruturadores e a retomada de projetos relevantes estão gerando impacto direto no emprego formal. Seguimos trabalhando para ampliar a atração de investimentos e garantir crescimento sustentável ao longo de 2026”, afirmou.

O secretário de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo, Manuca, destacou o trabalho do Governo para promover emprego e renda à população. “Começar o ano com geração de empregos é sinal de esperança e de novas oportunidades para o povo pernambucano. Esse resultado mostra o compromisso do Governo de Pernambuco em transformar crescimento econômico em trabalho, renda e mais dignidade para quem busca uma oportunidade”, disse.

No acumulado da atual gestão (janeiro de 2023 a janeiro de 2026), Pernambuco soma 183.254 empregos formais gerados, superando o total registrado entre 2010 e 2022 (173.985). A diferença é de 9.269 postos, crescimento de 5,3%. Os números consolidam a estratégia do Governo de Pernambuco de fortalecer cadeias produtivas, ampliar investimentos e criar um ambiente favorável à geração de emprego e renda.

Amupe recebe visita da presidente da Astur para tratar de parcerias

Nesta terça-feira, 03/03, a presidente da Associação dos Secretários de Turismo de Pernambuco (Astur/PE) Anayran Santos visitou a sede da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe). Na pauta do encontro, o fortalecimento da parceria entre as duas entidades.

Durante a reunião, foram tratados pontos relacionados com a participação da Astur no 9º Congresso Pernambucano de Municípios, que será realizado pela Amupe nos dias 27 e 28 de abril, no Recife Expo Center. Além disso, houveram alinhamentos institucionais e aspectos organizacionais referentes ao evento.

Pela Astur, também participaram do encontro a vice-presidente, Leilane Alves e a assessora jurídica Lidiane Alves. A comitiva foi recebida pela secretária executiva da Amupe, Gorette Aquino e pela analista de monitoramento de informações da Amupe, Cintya Karollyna.

CPI é arquivada na Câmara do Recife. Romerinho Jatobá diz que “alegação não se sustenta”

Blog Dantas Barreto

O presidente da Câmara Municipal do Recife, Romerinho Jatobá (PSB), arquivou o pedido de instalação da CPI que iria investigar a nomeação do advogado Lucas Vieira Silva no cargo de procurador do Recife através de concurso público. Ao Blog Dantas Barreto, ele disse, nesta terça-feira (3), “que não há fato determinado” para apuração. Sua decisão foi publicada no Diário Oficial do Município.

“A alegação não se sustenta. Não houve prejuízo ao município e nem para os candidatos. O processo foi concluído sem prejuízo”, garante Romerinho”.

Thiago Medina, por ser o autor, tem prazo de cinco sessões ordinárias para para solicitar que o pedido de CPI seja votado em plenário. A base governista, porém, tem a grande maioria dos vereadores.

Na avaliação do presidente, a decisão do então vereador Osmar Ricardo (PT) de assinar o pedido de CPI feito por Thiago Medina (PL), “foi pessoal”. “Ele sempre foi um aliado e ocupava o mandato porque o prefeito João Campos colocou o vereador Marco Aurélio Filho na Secretaria de Direitos Humanos e Juventude. Foi uma mudança repentina que causou surpresa. Mas cada um toma uma decisão que lhe convém”, disse.

ACORDO
Sobre a possibilidade de Osmar Ricardo retornar à Câmara, após voltar à suplência hoje, Romerinho Jatobá avalia ser “um caminho natural a governadora Raquel Lyra cumprir o compromisso com ele”.

Osmar deixa o Legislativo hoje com o retorno de Marco Aurélio Filho, numa decisão conjunta com João Campos. O suplente da Federação PT-PCdoB-PV admitiu, ontem, que a vereadora Flávia de Nadegi (PV) poderá ser nomeada secretária estadual.

Programa Rua Tinindo entrega obras em três vias na Vila Santa Luzia, bairro da Torre

Ação da Prefeitura do Recife contemplou as ruas Barra Grande, Piranhas e Santa Cruz do Deserto, garantindo pavimentação e drenagem na localidade

A Prefeitura do Recife entregou, nesta segunda-feira (02), as obras de pavimentação e drenagem das ruas Barra Grande, Piranhas e Santa Cruz do Deserto, na Vila Santa Luzia, localizada no bairro da Torre, Zona Norte da cidade. Executadas pela Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), por meio do Programa Rua Tinindo, as intervenções somam investimento total de R$ 584.289,37 e garantem mais mobilidade, acessibilidade e eficiência no escoamento das águas pluviais. A solenidade contou com a presença do prefeito João Campos e do vice-prefeito Victor Marques.

Durante a entrega, o prefeito destacou o impacto direto das obras na vida da população e o compromisso da gestão com a infraestrutura dos bairros. “A gente sabe o quanto uma rua calçada e com drenagem muda a vida das pessoas. Acaba a lama, melhora o acesso, dá mais segurança e dignidade para quem mora aqui. É para isso que a gente trabalha: para garantir obra chegando onde o povo precisa”, afirmou.

João Campos também ressaltou a continuidade das ações na área. “Hoje a gente entrega as três ruas e já está olhando para as próximas que também serão feitas aqui na comunidade. Nosso compromisso é seguir avançando e ampliando os investimentos nos bairros do Recife”, completou.

O vice-prefeito Victor Marques reforçou a importância das intervenções para a comunidade. “Essa é uma entrega que representa mais qualidade de vida para os moradores. A gente vem trabalhando para melhorar a infraestrutura da Vila Santa Luzia e pode ter certeza de que esse trabalho vai continuar”, declarou.

Entre as vias contempladas, a Rua Barra Grande recebeu o maior volume de serviços, com 197 metros de extensão, 759,77 m² de pavimento em paralelepípedo, 938,72 m² de passeio em concreto e 395,73 metros de meio-fio. Também foram executados 200,86 metros de drenagem com sarjeta em concreto, fortalecendo o sistema de escoamento das águas pluviais e contribuindo para a prevenção de alagamentos. O investimento na via foi de R$ 324.876,00.

Na Rua Piranhas, as obras abrangeram 53,90 metros de extensão, com 345,44 m² de pavimento em CBUQ, 107,52 metros de meio-fio, 197,76 m² de passeio em concreto e 107,52 metros de drenagem. O investimento foi de R$ 95.282,17.

Já na Rua Santa Cruz do Deserto, foram executados 53,50 metros de extensão, 201,36 m² de pavimento em CBUQ, 124,73 metros de meio-fio, 114,60 m² de passeio em concreto e 142,73 metros de drenagem com sarjeta em concreto, reduzindo riscos de alagamento. O investimento foi de R$ 164.131,20.

Morador da Rua Barra Grande há quase 30 anos, Ivaldo Guedes comemorou a transformação na rotina da comunidade. “Hoje a gente tem as crianças brincando na calçada. Antes não tinha condição, era tudo lama. Isso é um resgate da cidadania. A gente sempre teve aquele sentimento de que paga muito e recebe pouco. Agora a gente está vendo a diferença”, afirmou.

RUA TININDO – O Programa Rua Tinindo tem como objetivo ampliar a infraestrutura urbana por meio de obras de pavimentação e drenagem em diversas regiões da cidade. Até o momento, 180 ruas já foram beneficiadas e outras 31 seguem com serviços iniciados nas seis Regiões Político-Administrativas (RPAs) do Recife, promovendo melhorias nas condições de tráfego, acessibilidade e qualidade de vida da população.