Press "Enter" to skip to content

Posts published by “Junior Finfa”

José de Sá Maranhão Júnior (Júnior Finfa), nasceu em Afogados da Ingazeira-PE, trabalhou no Blog do Magno, sendo o fotógrafo oficial, cobrindo as eleições de 2008 e 2010. No Blog do Sertão, atuou como repórter e fotógrafo, realizando um trabalho de inovação, sendo bastante elogiado nos meios de comunicações.

Missão de Suape ao Sudeste Asiático reforça novas oportunidades para Pernambuco

Por Waldemar Oliveira, Deputado Federal /Avante

Quero registrar a importância da missão internacional realizada pelo Complexo Industrial Portuário de Suape ao Sudeste Asiático, entre os dias 14 e 28 de fevereiro, com agendas em importantes centros logísticos e econômicos da região, como Singapura, Malásia e Indonésia.

A iniciativa representa um passo relevante para aproximar Pernambuco e o Brasil de uma das regiões mais dinâmicas da economia mundial. A ASEAN reúne mais de 670 milhões de pessoas e concentra um mercado estratégico para comércio, investimentos e cooperação internacional.

Como presidente da Frente Parlamentar Mista Brasil-ASEAN, acompanho de perto os esforços para ampliar essa aproximação entre o Brasil e os países do Sudeste Asiático. Iniciativas como a missão de Suape ajudam a transformar esse diálogo em oportunidades concretas para o desenvolvimento econômico e logístico do nosso país.

Durante a agenda, foram firmados memorandos de entendimento com operadores do Porto de Klang, na Malásia, um dos maiores hubs portuários do mundo, prevendo cooperação técnica e estudos para a criação de rotas marítimas diretas entre Suape e o Sudeste Asiático. Essa iniciativa pode reduzir custos logísticos, diminuir o tempo de transporte das cargas e ampliar a competitividade das exportações brasileiras. 

A missão também abriu espaço para diálogo com operadores logísticos, instituições financeiras e fundos de investimento interessados em infraestrutura e projetos estratégicos, fortalecendo as possibilidades de atração de capital internacional para Pernambuco. 

Quero fazer um agradecimento especial ao presidente de Suape, Armando Monteiro Bisneto, pela liderança e pela visão estratégica de fortalecer a presença de Pernambuco no cenário internacional.

Quando Parlamento, instituições e setor produtivo atuam de forma articulada, conseguimos abrir novos caminhos para o comércio exterior, atrair investimentos e posicionar o Brasil de forma cada vez mais competitiva no cenário global.

Seguiremos trabalhando para ampliar essas pontes entre o Brasil e o Sudeste Asiático, fortalecendo uma agenda de cooperação que pode gerar oportunidades concretas para Pernambuco e para todo o país.

O Fenômeno Marconi: após estremecer Arcoverde, pré-candidato desce hoje em Iguaracy

Quem acompanhou a movimentação política em Arcoverde ontem não teve dúvidas: Marconi Santana (pré-candidato a deputado estadual) virou a chave e subiu o tom da pré-campanha. O projeto “Conversando com o povo, ouvindo Pernambuco” não foi apenas uma reunião de escuta; foi um “termômetro” que explodiu. O auditório lotado, com gente acompanhando cada palavra, mostrou que a força de Marconi transbordou o Pajeú e agora irriga o Moxotó com uma aceitação que poucos nomes conseguem reunir hoje no estado.

Lideranças, vereadores, o comércio e o campo — todos em uma só voz. Marconi provou que tem trânsito livre em diversos espaços e que sua mensagem de descentralização e gestão eficiente está “furando a bolha”. Ele deixou de ser uma aposta regional para se consolidar como um fenômeno de massas que atrai olhares atentos até mesmo do Palácio, no Recife.

Sem tempo para descanso e surfando na onda de entusiasmo de Arcoverde, Marconi Santana desembarca hoje, sábado, em Iguaracy. O encontro está marcado para as 17h, na Chácara de Sales de Tião e Silvaneide.

A expectativa na cidade é de mais uma demonstração de força. Iguaracy, vizinha de sua base histórica, deve reafirmar o que o estado inteiro já começa a perceber: Marconi Santana está construindo uma candidatura “pé no chão”, unificando os Sertões e mostrando que, para quem quer um deputado presente e com coragem para fazer diferente, o nome está posto e a caminhada está apenas ganhando fôlego.

Governo de Pernambuco realiza 1º Festival de Empreendedorismo no Cais do Sertão

O Primeiro Festival de Empreendedorismo Feminino de Pernambuco acontece de 08 a 10 de março, no Cais do Sertão , reunindo empreendedorismo, cultura, formação e valorização do trabalho das mulheres pernambucanas. Com entrada gratuita , o evento convida o público a conhecer iniciativas lideradas por mulheres que movimentam a economia criativa e os pequenos negócios em todo o estado.

Promovido pela Secretaria da Mulher de Pernambuco , o festival conta com a participação da Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo de Pernambuco (SEDEPE) , em parceria com a Agência de Empreendedorismo de Pernambuco (AGE) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) , ampliando as oportunidades de formação, qualificação e acesso a serviços para mulheres empreendedoras .

Ao longo dos três dias, o público poderá visitar feira de artesanato, praça de alimentação, tenda cultural e espaço de serviços, além de participar de oficinas, desfiles de moda autoral e apresentações culturais que celebram a força e a criatividade das mulheres pernambucanas.

Entre os destaques da programação estão as atividades formativas do Qualifica PE Empreendedorismo, iniciativa da SEDEPE em parceria com o SEBRAE. As capacitações acontecem no Centro Cultural do Cais do Sertão e abordam temas importantes para quem deseja iniciar ou fortalecer um negócio.

A programação inclui a oficina “Fotografia para vender na internet”, no dia 08 de março, às 14h, com duração de três horas. No dia 09 de março, serão realizadas duas palestras: “Instagram básico: primeiros passos”, às 10h, e “Marketing estratégico no digital”, às 14h. Já no dia 10 de março, a formação segue com as palestras “Empreendedorismo feminino”, às 10h, e “Organize suas finanças pessoais”, às 14h. As inscrições para as atividades podem ser feitas pelo site www.sedepe.pe.gov.br

Vereador aparece com acendedor de fogão em meio à escuridão e denuncia abandono no Quitandinha, em Serra Talhada

O vereador China Menezes gravou um vídeo em meio à escuridão no bairro Quitandinha, em Serra Talhada, para denunciar o que classificou como situação de abandono na comunidade.

Nas imagens, o parlamentar aparece caminhando pelas ruas com um acendedor de fogão, improvisado como forma de iluminação, enquanto mostra trechos sem pavimentação, mato alto, lixo espalhado e pontos de esgoto a céu aberto.

Durante o vídeo, China afirma que o cenário é preocupante e cobra providências da gestão municipal que tem a assinatura da prefeita Márcia Conrado (PT).

“Você não me vê não, pessoal, a escuridão que tá aqui no Quitandinha. O mato tomando conta, o lixo tomando conta. Eu peço à prefeita que mande uma equipe urgentemente aqui pro bairro. Estou andando com o candeeiro aqui”, declarou.

No mesmo material, dois moradores da comunidade também aparecem cobrando melhorias. Um deles afirma que os moradores pagam impostos, mas não veem retorno em serviços básicos.

“A gente contribui com nossos impostos, paga o IPTU, comprou casa aqui. Mas é buraqueira, escuridão e lixo jogado por todo canto. Estamos abandonados. Pra onde vai esse dinheiro?”, questiona uma mulher.

Outro morador relatou preocupação com a falta de iluminação pública, destacando que a população paga a taxa cobrada na conta de energia.

“Sem segurança, uma escuridão tremenda. Todo mundo paga taxa de iluminação pública e não se vê onde esse dinheiro está sendo aplicado”, disse.

Ainda no vídeo, o vereador alerta que a situação pode aumentar riscos de violência, já que o mato alto e a falta de iluminação facilitariam esconderijos para criminosos.

“Isso aqui contribui pra criminalidade. Um mal elemento pode se esconder aqui pra fazer mal a um pedestre, uma criança ou estudante”, afirmou.

Segundo China Menezes, a população do Quitandinha pede limpeza, iluminação pública, coleta de lixo e melhoria nas ruas, para garantir mais segurança e dignidade aos moradores. Informações Portal Júnior Campos

Pollyana Abreu promete reconstruir ponte e alfineta Ângelo: não durou 6 meses

A prefeita de Sertânia, Pollyana Abreu, esteve na Maniçoba, onde a ponte feita acabou cedendo com as chuvas e deixando famílias isoladas.

“Com as chuvas de volta, a gente não podia esperar. Já estamos aqui colocando as pedras para recuperar a estrada e garantir a passagem do povo”, disse. No vídeo ela questiona a qualidade da obra, feira na gestão Ângelo Ferreira. “Não durou seis meses”, reclamou.

Abreu prometeu: “E pode ter certeza, em breve vamos fazer a ponte definitiva, do jeito que tem que ser”.Blog NIll Júnior

Mercado Cultural Casa Rosa celebra mulheres com programação especial na Data Magna de Pernambuco

O feriado da Data Magna de Pernambuco, celebrado nesta sexta-feira (6), foi marcado por uma programação especial no Mercado Cultural Casa Rosa, que recebeu atividades com forte presença feminina. No palco, o público acompanhou os shows de Edilene Lira e Dayse Rosa, que comandaram a tarde com repertório de forró.

A data também contou com a participação da Feira da Mulher Empreendedora, que teve a comercialização de acessórios, bolos e doces produzidos por mulheres. Outra atração que movimentou o espaço foi o Flash Day, com tatuagens a preços acessíveis realizadas pelo estúdio Utopia Tattoos.

A visitante Thaís Silva veio com um grupo de amigas e destacou a experiência de conhecer o local. “É a minha primeira vez na Casa Rosa, eu sou de Olinda e costumo vir para Caruaru mais no São João. Fui muito bem acolhida aqui, estou adorando a programação só de mulheres e pretendo voltar mais vezes”, afirmou.

A programação segue durante o final de semana. No sábado (7), a partir das 13h, sobem ao palco Henrique Ferraz e, na sequência, Barthô e Banda. Já no domingo (8), também a partir das 13h, as apresentações ficam por conta de Jonata Chaves e Guilherme Topado.

Nordeste registra maior queda do desemprego no Brasil em 2025

A taxa de desocupação no Brasil atingiu em 2025 o menor nível da série histórica, com média anual de 5,6%, ante 6,6% em 2024. No Nordeste, a redução foi ainda mais expressiva: a região apresentou a maior queda do desemprego entre todas as regiões do País, com recuo de 1,2 ponto percentual no período. Os números são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e analisados pelo Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), área de estudos do Banco do Nordeste.

A queda do desemprego foi registrada em todos os estados nordestinos na comparação entre 2024 e 2025. Os maiores recuos ocorreram na Paraíba, onde a taxa caiu de 8,3% para 6,0%, e em Pernambuco, que encerrou o ano com 8,7% após redução de 2,2 pontos percentuais.

Segundo a pesquisadora do Etene, Hellen Saraiva Leão, o resultado reflete o fortalecimento recente do mercado de trabalho regional. “A queda mais expressiva da taxa de desocupação no Nordeste está associada ao dinamismo do mercado de trabalho e ao crescimento da atividade econômica na região”, afirma.

O levantamento também mostra que a população ocupada no Nordeste alcançou cerca de 22,9 milhões de pessoas em 2025, crescimento de 1,2% em relação ao ano anterior. Maranhão e Paraíba registraram os maiores avanços no número de trabalhadores ocupados, enquanto Bahia, Pernambuco e Ceará continuam concentrando as maiores participações no total de empregos da região.

O rendimento médio do trabalho também apresentou crescimento. No Brasil, o valor médio foi estimado em R$ 3.560 em 2025, alta de 5,7% frente ao ano anterior. No Nordeste, o avanço foi de 6,0%, embora a região ainda registre o menor rendimento médio do país, estimado em R$ 2.475.

Para a pesquisadora, os dados indicam um momento favorável para o mercado de trabalho regional. “A população ocupada no Nordeste alcançou um patamar histórico em 2025, impulsionada pelo crescimento do PIB regional, estimado em 2,3%, acima da média nacional (+2,2%)”, destaca Hellen Saraiva Leão.

“Os resultados do mercado de trabalho no Nordeste em 2025 também refletem o papel ativo do Banco do Nordeste na economia regional”, avalia Allisson Martins, gerente do Etene. “Segundo nossas estimativas, as operações de crédito do banco contribuíram para a geração e manutenção de mais de 620 mil empregos diretos e indiretos ao longo do ano, em toda a sua área de atuação, além de elevar a massa salarial da região em mais de R$ 9,1 bilhões. Esses números mostram que o crédito público orientado ao desenvolvimento tem um impacto concreto na vida das pessoas e na dinâmica do emprego no Nordeste.”

PRD lança Karina Paiva como pré-candidata à Câmara Federal

A federação PRD/Solidariedade anunciou nesta sexta (06/03) o nome de Karina Paiva como pré-candidata à Câmara Federal. Esposa do ex-deputado estadual Clovis Paiva, ela disputou a última eleição a Prefeitura de Ribeirão, onde recebeu uma votação expressiva.

Na disputa por uma vaga na Câmara, Karina passa a ser o principal nome da Federação PRD/Solidariedade na Zona da Mata Sul de Pernambuco.

A chegada de Karina fortalece a ala feminina da chapa do PRD, que vem sendo estruturada por Josafá Almeida, presidente estadual do partido e prefeito São Caetano, uma das principais lideranças do partido no estado.

Com a nova filiação, o partido amplia sua articulação na região e segue reforçando sua base para as eleições. Nos próximos dias o PRD também recebe a filiação do deputado federal Luciano Bivar, movimento que pode fortalecer ainda mais o projeto político da sigla.

Em solenidade de abertura do 90º Coptrel, governadora Raquel Lyra ressalta trabalho das instituições em defesa da democracia e da participação de mulheres

Na noite desta quinta-feira (5), a governadora Raquel Lyra prestigiou, no Tribunal de Justiça de Pernambuco, a solenidade de abertura da 90ª edição do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais do Brasil (Coptrel). Em seu discurso, a chefe do Executivo Estadual falou sobre a relevância das eleições para a democracia brasileira, ressaltando o papel das instituições na garantia de um processo legal e a importância da vigilância permanente contra as violências políticas de gênero.

“Penso que neste momento precisamos discutir o futuro, em qual país e sob quais bases queremos que as próximas gerações cresçam, e que verdadeiramente a democracia possa existir. Os que escolheram estar aqui tem como motivação acreditar na força da nossa gente e das nossas instituições. O que eu desejo é que possamos fazer na eleição um grande exemplo, com decisão consciente de escolher aqueles que nos representarão, com pluralidade e garantia de respeito às mulheres. Fico à disposição como cidadã e governadora para apoiar aquilo que for necessário para que tenhamos uma Justiça Eleitoral mais forte”, ressaltou a governadora Raquel Lyra.

Até o sábado, os representantes dos Tribunais Regionais Estaduais (TREs) se reúnem na Escola Judicial de Pernambuco (Esmape), localizada na Ilha Joana Bezerra, Recife, para as reuniões de trabalho. Devem ser discutidos pelo Colégio tópicos como inovação, gestão, segurança do processo eleitoral, qualidade do atendimento à sociedade e as novas resoluções que vão orientar as Eleições Gerais de 2026.

Na cerimônia de abertura, o presidente do Coptrel e presidente do TRE Mato Grosso do Sul, Carlos Eduardo Contar, falou sobre a preparação para as eleições. “Sem um Judiciário imparcial, não há como falar em democracia, e tampouco em Estado Democrático de Direito. Vamos juntos trabalhar em prol da construção de uma campanha eleitoral pacífica, elevada e esclarecedora. Que façamos a revolução das ideias, da política e da sociedade brasileira”, registrou.

Presidente do TRE-PE, o desembargador Fernando Cerqueira, destacou a importância dos Tribunais Regionais Eleitorais na manutenção da democracia. “Estamos a sete meses do maior evento cívico das Américas neste ano, e um dos maiores do planeta. O mundo está de olho em nosso processo eleitoral, e um evento dessa magnitude requer muito planejamento, disciplina, dedicação e amor à causa da democracia. Esta reunião acontece inspirada nesses valores”, afirmou.

Estiveram presentes o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Francisco Bandeira de Mello, o secretário da Casa Civil, Túlio Vilaça, além de representantes de TREs de diferentes estados brasileiros.

Diógenes Patriota conquista 1º lugar no Pajeú na categoria “Prefeitos Destaques em Desenvolvimento Social”

O prefeito de Tuparetama, Diógenes Patriota, foi reconhecido no Prêmio Excelência em Política e Administrativa 2025, promovido pelo Movimento de Valorização Administrativa (MVA). O gestor conquistou o 1º lugar na região na categoria “Prefeitos Destaques em Desenvolvimento Social”, após receber uma votação expressiva, consolidando o reconhecimento ao trabalho que vem sendo desenvolvido no município.

A avaliação da categoria é realizada pela CITAC (Centro de Inteligência, Transparência e Apoio aos Municípios), que analisa o desempenho de gestores públicos em diversas áreas da administração, destacando iniciativas e políticas que impactam positivamente a vida da população.

Na mesma categoria também foram citados os prefeitos Sandrinho Palmeira, de Afogados da Ingazeira, e Gilson Bento, de Brejinho.

O reconhecimento coloca Tuparetama em evidência no cenário regional e destaca o conjunto de ações implementadas pela gestão municipal, especialmente nas áreas de assistência social, inclusão e fortalecimento das políticas públicas voltadas às famílias.

Desde o início da gestão, o prefeito municipal tem priorizado iniciativas que trazem mais dignidade e oportunidades para a população.

Ao comentar a premiação, o prefeito Diógenes Patriota destacou que o reconhecimento reforça o compromisso da gestão com as pessoas.

“Esse reconhecimento nos motiva ainda mais a continuar trabalhando. Sempre lutei pelo desenvolvimento social do nosso município, especialmente para garantir mais oportunidades e dignidade para as pessoas que mais precisam. Esse resultado mostra que estamos no caminho certo, trabalhando com responsabilidade e compromisso com o povo de Tuparetama”, afirmou.

A conquista do 1º lugar regional, com votação expressiva, evidencia o impacto positivo das ações da gestão municipal e reafirma o compromisso de seguir avançando com políticas públicas voltadas ao cuidado com as pessoas e ao desenvolvimento humano do município.