Intervenções prevem implantação de um COMVIDA, pavimentação e drenagem de vias, parque infantil e demais áreas, com investimentos de R$ 16 milhões, com recursos do ProMorar, garantindo mais dignidade para cerca de 1,4 mil pessoas. Prefeito Victor Marques vistoriou serviços nesta quinta-feira (9)
As obras de urbanização integrada em andamento na comunidade de Vila Brasil, situada às margens do Rio Capibaribe, no bairro de São José, região central da cidade, avançam e já começam a transformar a realidade dos moradores. As intervenções na área, executadas pela Prefeitura do Recife com recursos do ProMorar, estão implantando o COMVIDA, um novo conceito de urbanismo social que alia a requalificação do território à criação de áreas de convivência, lazer, esportes e cultura. O investimento é da ordem de R$ 16 milhões, garantindo mais dignidade para cerca de 1,4 mil pessoas com a requalificação de uma área de cerca de 47 mil m² entre as pontes Seis de Março e Joaquim Cardozo.
Na manhã desta quinta-feira (9), o prefeito Victor Marques realizou vistoria no local para conferir o andamento dos trabalhos. “Essa obra é tudo que a Prefeitura do Recife acredita para a cidade. O que a comunidade precisava a gente está fazendo de forma integrada e possível. É uma ação muito importante e temos o sonho de fazer esse projeto em todas as áreas que precisam na cidade”, ressaltou.
A comunidade de Vila Brasil está ganhando cerca de 2,5 mil metros de rede coletora de esgoto, aproximadamente 4,2 mil metros de rede de distribuição de água e cerca de 1,8 mil metros de canaletas de drenagem, promovendo a adequação do sistema de escoamento pluvial. A pavimentação totaliza aproximadamente 17 mil m², contemplando a requalificação da Avenida Rio Capibaribe, além de 3 ruas e 13 vielas, com implantação de passeios acessíveis e melhoria das condições de circulação. Para Marília Dantas, secretária de Projetos Especiais do Recife, as obras vão ter um impacto na mobilidade urbana na vida dos moradores. “O projeto também contempla melhorias na mobilidade urbana, com implantação de rotas cicláveis e obras de pavimentação, requalificação e sinalização das vias existentes”, definiu.
A área próxima à Ponte Joaquim Cardozo está recebendo intervenções como replantio do manguezal, criação de espaço de convivência e novo passeio para pedestres e ciclistas. Também estão previstos equipamentos públicos como praça infantil, quadra poliesportiva e espaço para exercícios. Serão construídos passeios acessíveis e instalados mobiliários urbanos que estimulam a convivência, como bancos, mesas de jogos e lixeiras para separação de resíduos. A iluminação pública será reforçada, ampliando a segurança urbana, e as vias passarão por arborização. A Avenida Rio Capibaribe, principal via da comunidade, será elevada ao nível das calçadas e passará a ser compartilhada entre pedestres, ciclistas e veículos. A primeira etapa do projeto tem previsão para ser finalizada até o fim de 2026.
Uma das representantes da Comissão de Acompanhamento das Obras (CAO), Fábia da Silva Ferreira, 36 anos, que mora há 18 anos na comunidade de Vila Brasil, destacou os efeitos positivos das obras no cotidiano. “Para mim está sendo bom porque eu morava há 18 anos no beco e estou sendo privilegiada com a entrega de uma praça em frente da minha casa. Antes minha filha, de 8 anos, não brincava porque era um beco sem saída. Hoje em dia ela está brincando. Por mais que a praça ainda não esteja finalizada, mas ela já consegue andar de bicicleta”, explicou.
Para a elaboração do projeto, o ProMorar realizou um amplo diagnóstico da área por meio de metodologia participativa, com escuta da população e validação das propostas junto aos moradores. O projeto prevê a criação de espaços livres para contemplação do Rio Capibaribe, incluindo áreas de apoio a pescadores e moradores que utilizam barcos como meio de transporte.
TRANSFORMAÇÃO – As intervenções na Vila Brasil integram um pacote de obras voltado à reurbanização das margens do Capibaribe na região. O primeiro passo para a requalificação da área foi a transferência de famílias que viviam em palafitas e habitações precárias para os habitacionais Vila Brasil I e II. Outras 224 famílias da comunidade de Roque Santeiro foram reassentadas no habitacional Sérgio Loreto, permitindo a implantação de um Parque Linear no local.
Fotos: Vanessa Alcântara/Prefeitura do Recife



Seja o primeiro a comentar