
Um dos destaques foi para a Educação Infantil, por meio do Ciclo Alfa, que é um programa que atua desde a pré-escola até o segundo ano do Ensino Fundamental, fortalecendo a aprendizagem e o processo de alfabetização das crianças. “Trabalhamos os resultados do percurso realizado com a educação infantil para entendermos com que perfil essas crianças estão chegando ao Ensino Fundamental. Conseguimos avançar em todas as questões, investindo na merenda escolar, infraestrutura e no ensino, até chegarmos ao patamar de hoje”, afirmou Wilza Vitorino, secretária de Educação de Garanhuns.
Durante a formação, foram analisados os dados das avaliações diagnósticas realizadas no município e quais estratégias podem ser utilizadas para trazer ainda mais avanços. O conselheiro do IQE, Marcos Magalhães, enalteceu o desempenho que Garanhuns teve nos últimos anos. “O trabalho que está sendo feito pela Rede Municipal é estruturante. É um legado que o governo municipal está deixando, que é extremamente relevante”, disse.
Também fez parte da programação uma visita técnica ao Colégio Sidarta, para conhecer a proposta educacional e os espaços pedagógicos. O Colégio é um espaço que oferece uma educação baseada em princípios: valoriza a aprendizagem por meio da experiência, visa o respeito à diversidade e estimula o trabalho social como forma de exercício da cidadania.
“Foi uma experiência inspiradora. Pudemos perceber aqui muito do que é feito na Rede municipal na primeira infância de Garanhuns. Essa unidade de ensino percebe a criança como protagonista do processo de aprendizagem e desenvolvimento. Assim, pudemos ver que estamos no caminho certo, garantindo os direitos das nossas crianças”, disse Adriana Cordeiro, diretora de Ensino de Garanhuns.
