Home » Crônicas de Ademar Rafael » Crônica de Ademar Rafael

Crônica de Ademar Rafael

TRAIÇÃO

Durante as comemorações da Semana Santa – cujo eixo principal é o julgamento, a morte a ressureição de Jesus-, sempre vem à tona o que pedimos extrair como reflexão na traição de Judas. Fato sobre o qual  o SITE “Respostas bíblicas” inicia sua abordagem com o seguinte texto: “Jesus foi traído por Judas Iscariotes, um dos doze apóstolos. Judas entregou Jesus aos seus inimigos por trinta moedas de prata. A traição de Judas foi um pecado terrível e ele acabou cometendo suicídio.”Na sequência cita o que escreveram Lucas, Marcos e Matheus.

Sem alongar o debate sobre a traição acima, nosso propósito hoje é demostrar como esse tema tem evoluído em nosso país e verificar que sua aplicabilidade tem sido largamente ampliada sem dó ou piedade.

Poderíamos focar nas traições de Dom Pedro Primeiro à Princesa Leopoldina ou na traição feita à Tiradentes pelos parceiros da Inconfidência Mineira, no entanto, preferimos trazer para nossos dias deslocar nosso olhar para uma região conhecida como o Planalto Central onde esse “pecado” é praticado durante vinte e quatro horas todos dias.

Em Brasília os eleitos para o executivo e o legislativo traem seus eleitores e suas promessas das campanhas sem quaisquer cerimônia, encontrar uma exceção é missão impossível. Também na Capital Federal os indicados para cargos em ministérios, segundo e terceiros escalões e diversos tribunais traem o que fora ajustado com seus indicadores em progressões geométricas.

Essa mania brasileira é estendida para estados e municípios, possivelmente é a única prática federativa rigorosamente cumprida, diferente do pacto federativo ignorado por todos. Sobre o tema Marcos Caruso escreve a peça “Trair e coçar é só começar” na segunda metade da década de 1980. A peça de sucesso virou filme e foi inserida em nosso cotidiano político. Arisco-me a dizer que futebol, carnaval e traição são  três das variáveis intocáveis da nossa cultura. Alguém duvida?


Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *