
Os dados foram divulgados na tarde desta quarta-feira pelo Ministério do Trabalho. Os dados de março na pesquisa apontam a geração de mais de mil postos de trabalho.
Em março de 2025, Recife registrou o terceiro saldo positivo no número de empregos formais, de acordo com dados divulgados pelo Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) nesta quarta-feira (30.04). Recife registrou, no mês de março, a contratação de 1.044 novos postos de trabalho, resultado de 17.645 admissões e 16.601 desligamentos, aumentando o estoque de empregos na cidade para 566.336.
O setor de serviços foi o grande destaque, com um saldo positivo de 1.385 empregos – resultado de 11.944 contratações frente a 10.559 desligamentos. “Esses dados continuam a confirmar o perfil econômico da nossa cidade. Com base nesse tipo de informação é que a Secretaria reforça suas ações de articulação na atração de novos investimentos e novas operações na cidade gerando, assim, novas oportunidades de empregabilidade”, pontua o secretário de Desenvolvimento Econômico do Recife, Carlos Andrade Lima. A construção civil também apresentou desempenho positivo, com 175 vagas líquidas, seguida pela indústria.
Em contrapartida, o comércio apresentou retração. Esse comportamento segue a tendência dos meses de março, quando o setor não está aquecido. A redução líquida foi de 526 vagas no período, sobretudo no setor varejista. A projeção de dados do Caged para os meses de abril e maio, também seguindo um comportamento natural registrado todos os anos, deve apresentar aumento no setor, sendo esses números impulsionados pela data comemorativa ao Dia das Mães.
Estratificando em termos de escolaridade, os profissionais com ensino médio completo tiveram o melhor desempenho, com 697 contratações. Analisando a faixa etária, a maior concentração de novos empregos foi entre os jovens de 18 a 24 anos, totalizando 901 contratações.
