Home » Pernambuco » Proteção dos orixás trazido pela força do Ubuntu

Proteção dos orixás trazido pela força do Ubuntu

Celebração evoca os orixás para um carnaval de paz e buscam o despertar dos erês de cada brincante para dias de muita alegria.

O axé clamado pela cerimônia do Ubuntu viveu ontem (16) o ensaio geral para a grande festa de proteção durante o Carnaval. O Pátio de São Pedro recebeu os 29 ilês com seus Afoxés num aperitivo do que será a lavagem da Avenida Rio Branco. Èpa Bàbá, Oxalá! A mensagem de paz embala o pedido de bênçãos para os brincantes dessa festa que está só começando.

Este é o sexto ano que o Ubuntu acontece na programação oficial do Carnaval do Recife promovido pela Prefeitura do Recife. A lavagem da Rui Branco com as águas de Oxalá vai acontecer no dia 26 e é um convite para quem estiver pelas ruas do Bairro do Recife.

Os orixás são representações da força da natureza e, para além do pedido de paz, o Ubuntu este ano traz a mensagem da importância da natureza e o cuidado com o meio ambiente. “O Ubuntu é momento de união das casas de axé por meio do candomblé de rua, que são os afoxés. E a gente resgata com esta participação a importância da ecologia para os nosso dias. Nós estamos aqui cuidando dos nossos orixás”, pontua Mãe Carmem Virgínia, uma das idealizadoras do Ubuntu.

Os ogãs, nome dado aos músicos dos terreiros das diversas nações das religiões de matrizes africanas, dão o ritmo que fazem as saias rodarem evocando proteção para os dias de folia. As crianças, ou erês como são denominadas dentro dos ilês, foram presença firme no ensaio e serão um dos encantos da cerimônia para fazer brilhar a crianças de cada brincante na folia de Momo.

Os cânticos entoados durante a cerimônia, chamados de ijexá, são cantados na língua iorubá sempre exaltando as entidades que fazem parte das religiões de matriz africana, como Yemajá, Exu, Oxossi, Xangô, Ogum, Nanan, Oxum, Yansã, entre outros.

Afoxé – Conhecido como o candomblé de rua, o afoxé é um dos mais conhecidos e importantes traços da cultura africana. O ritmo foi incorporado à cultura carnavalesca do Recife e é abraçada pelos foliões vindos de toda parte para celebrar a alegria em terras recifenses. Mas o afoxé também é caracterizado pelas cores que remetem e identificam os orixás, os instrumentos de percussão e a dança. O afoxé é a manifestação cultural que leva o axé para as ruas.

Fotos – Vanessa Alcântara – PCR Imagem


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários