Home » Pernambuco » Marcelo Gouveia participa de reunião da CNM para fortalecer pauta municipalista

Marcelo Gouveia participa de reunião da CNM para fortalecer pauta municipalista

O presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), Marcelo Gouveia, participou nesta segunda-feira (10) da reunião do Conselho Político da Confederação Nacional de Municípios (CNM). O encontro debateu as principais pautas municipalistas que serão entregues aos novos presidentes da Câmara, Hugo Motta, e do Senado, Davi Alcolumbre. A entrega será feita nesta terça-feira (11), no Congresso Nacional, com a presença de parlamentares. Entre os temas discutidos, estão o fortalecimento financeiro dos municípios e a regulamentação da Reforma Tributária.

“Nosso compromisso é garantir avanços concretos para os municípios, sobretudo em temas como a sustentabilidade fiscal e fortalecimento do FPM. A CNM tem sido incansável na defesa dessas pautas e nós, da Amupe, reforçamos nosso apoio para que os prefeitos tenham mais condições de investir em suas cidades. Vamos atuar juntos para que essas propostas avancem no Congresso”, afirmou Marcelo Gouveia.

Uma das prioridades é a aprovação da PEC 66/2023, que prevê o parcelamento de dívidas previdenciárias e um novo modelo de quitação de precatórios. Além disso, a CNM defende a PEC 25/2022, que propõe um repasse adicional de 1,5% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) em março. Outra proposta é a PEC 253/2016, que autoriza entidades municipalistas a ingressarem com Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIs).

Também foram debatidos a PEC 14/2023, que prevê a correção monetária de programas federais pela inflação, e o PLP 141/2024, que exclui parcerias municipais com Organizações Sociais da Lei de Responsabilidade Fiscal. A regulamentação da Reforma Tributária foi outro ponto de destaque, com a atualização dos prefeitos sobre o Comitê Gestor do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS). A CNM ainda alertou sobre os impactos das disputas judiciais envolvendo emendas parlamentares, que têm prejudicado investimentos municipais.


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários