Home » Crônicas de Ademar Rafael » Crônica de Ademar Rafael

Crônica de Ademar Rafael

ACOLHIMENTO

Quando buscamos uma definição para palavra “acolhimento” encontramos entre outros conceitos: “ato ou efeito de acolher”, “ação de aproximação”, “estar com”, “estar perto de”, ou seja, uma “atitude de inclusão”. Essa atitude implica, por sua vez, “estar em relação com algo ou alguém”.

Trazemos o preambulo acima para validar a linha de pensamento que julgamos aderente com fatos ocorridos em nossa região quando pessoas ligadas a cultura regional acolheram o cantor, compositor e apresentador de programa de televisão Renato Teixeira. Pelo que acompanho na múltipla carreira da autor de “Romaria” arisco-me a dizer que ele ficou muito feliz com o que viu e ouviu, como grande pesquisador que é.

Após uma apresentação emblemática na festa dos cento e dez anos do poeta Lourival Batista em São José do Egito, onde Renato Teixeira, Maciel Melo e Jessier Quirino reeditaram um encontro realizado em São Paulo no ano passado, o músico paulista literalmente “pegou a viola” e percorreu vários municípios do Pajeú em Pernambuco e do Cariri na Paraíba.

Aqui quero destacar as visitas às residências de Paulo Matricó e Zé de Cazuza, passeio na Serra do Giz, comunidade Quilombola Leitão da Carapuça, com rodada de conversas e apresentações contemplando arte, música, poesia e roda de coco com o grupo de Coco Negras e Negros do Leitão da Carapuça, patrimônio Vivo de Pernambuco.

Cabe destacar ainda evento na casa de Sandrinho Palmeira, prefeito de Afogados da Ingazeira, onde se apresentaram, entre outros, os músicos Gustavo Pinheiro, Edierck José, Edinho Oliveira, Leandro Cavalcante e os poetas Diomedes Mariano e Jessier Quirino. Durante o circuito Augusto Martins, Alexandre Moraes e outros ativistas culturais apresentaram
versões sobre nosso potencial no universo da cultura raiz. Em Afogados da Ingazeira o périplo foi encerrado com visitas ao Cine Teatro São José, a Catedral do Senhor Bom Jesus dos Remédios, ateliê do artista plástico Edierck José e ao Museu do Rádio, único em Pernambuco.


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários