Home » Pernambuco » Com inauguração na Linha do Tiro, Prefeitura duplica número de unidade de creches no Recife

Com inauguração na Linha do Tiro, Prefeitura duplica número de unidade de creches no Recife

Creche Escola Engenheiro Sebastião Barreto Campello recebeu investimento de R$ 3,5 milhões e tem capacidade para atender cerca de 200 crianças. Rede municipal de ensino subiu de 92 unidades, em 2021, para 184 em 2025

A Prefeitura do Recife inaugurou, nesta quinta-feira (27), a Creche Escola Engenheiro Sebastião Barreto Campello, no bairro da Linha do Tiro. Com essa entrega, a rede municipal alcança a marca de 184 creches, dobrando o número de unidades de ensino desde 2021, quando tinha 92 equipamentos voltados para a Educação Infantil. A nova unidade faz parte do programa Infância na Creche, que amplia a oferta de vagas na cidade e fortalece a educação infantil. Além de expandir o número de unidades, de 2021 para cá, a gestão municipal também mais que duplicou o número de vagas em creches, saltando de 6,4 mil vagas para 15 mil, no final do ano passado. O prefeito João Campos participou da entrega, ao lado do vice Victor Marques e servidores.

“Quando começamos o nosso primeiro mandato, tínhamos 92 creches sob a administração da Prefeitura do Recife. Hoje, com essa inauguração, chegamos à creche de número 184, literalmente duplicando o número de unidades na nossa cidade em pouco mais de quatro anos”, comemorou o prefeito João Campos. “E essa rua daqui, talvez nenhuma outra no Recife tenha tanta força educacional quanto ela. Aqui tem uma escola de anos iniciais, uma creche parceira da Prefeitura, a Escola Paulo VI Integral de anos finais e agora essa nova creche. Com isso, só nessa rua da Linha do Tiro, são mais de 1.100 alunos, que podem entrar no berçário e seguir até os anos finais do ensino fundamental”, destacou.

A Creche Escola Engenheiro Sebastião Barreto Campello ocupa uma área de mais de 1 mil metros quadrados e tem estrutura moderna, distribuída em oito salas de aula, berçário com solário, fraldário, lactário, cozinha equipada, refeitório, sala de leitura, sala de recursos multifuncionais, além de espaços administrativos e de convivência. Para garantir acessibilidade, a unidade conta com plataforma elevatória e banheiros adaptados. A creche leva o nome de Sebastião Barreto Campello, engenheiro e ativista, um dos idealizadores do Movimento Pró-criança.

“Muito mais do que a obra, que está linda, o que entregamos aqui é qualidade de vida. Sabemos o poder de transformação que uma creche como essa tem, e por isso trabalhamos de manhã, tarde e noite para melhorar a qualidade da educação, porque essa é a nossa prioridade”, afirmou o vice-prefeito Victor Marques.

Ao lado da creche, também foi construída uma quadra poliesportiva coberta, que atenderá tanto os alunos da nova unidade quanto os estudantes da Escola Municipal Paulo VI. O espaço conta com vestiários masculinos, femininos e adaptados para pessoas com deficiência, ampliando as opções de lazer e prática esportiva na região.

O secretário de Educação do Recife, Fred Amancio, destacou a importância da ampliação da rede municipal de creches. “O programa Infância na Creche é uma das maiores e mais importantes políticas públicas da gestão do prefeito João Campos. A creche tem um papel fundamental no desenvolvimento das crianças, além de permitir que as famílias deixem seus filhos e filhas em segurança para poderem trabalhar e realizar outras atividades”, disse.

Nos últimos quatro anos, a Prefeitura mais que dobrou a oferta de vagas em creches, passando de 6.429, em 2021, para mais de 15 mil no final de 2024. “Superamos a meta inicial e começamos o ano letivo de 2025 com mais de 16 mil vagas. Esse número já representa 40% da nova meta estabelecida pelo prefeito João Campos para a segunda gestão, que é triplicar as vagas na rede municipal”, concluiu Amancio.

Foto: Edson Holanda/Prefeitura do Recife


Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *