Local, reconhecido como um um dos principais cartões-postais da cidade e um importante símbolo da memória e identidade cultural de Pernambuco e do Brasil vai receber nova pintura e manutenção, para melhor poder receber o público
A Prefeitura de Nazaré da Mata iniciou, neste mês, os trabalhos de revitalização do Espaço Cultural Mauro Mota, um dos principais cartões-postais da cidade e um importante símbolo da memória e identidade cultural de Pernambuco e do Brasil. O equipamento, que completa 23 anos de atividades em 2025, está diretamente ligado à preservação do Maracatu Rural de Baque Solto, tradição reconhecida como Patrimônio Cultural do Brasil.
O espaço tem uma história marcante: antes de se tornar um espaço dedicado à cultura popular, funcionava, nas décadas passadas, como o matadouro público municipal. Com sua revitalização e reinauguração em 2002, através de uma parceria entre a Prefeitura, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Governo de Pernambuco e o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável da Zona da Mata (Promata), o espaço ganhou uma nova função, passando a ser um centro de preservação e celebração das tradições das culturas africanas, indígenas e europeia.
A ação de revitalização é coordenada pela Secretaria de Cultura e Turismo, que já iniciou a organização dos interiores do equipamento. A próxima etapa será conduzida pela Secretaria de Obras, que realizará a manutenção do telhado, nova pintura das paredes e dos gradis, além de ajustes estruturais para assegurar a segurança e o conforto dos visitantes.
A nova prefeita de Nazaré da Mata, Aninha da Ferbom, que tem formação em história, enfatizou o compromisso com a preservação do patrimônio cultural. “O Espaço Mauro Mota é muito mais do que um equipamento cultural. Ele simboliza a salvaguarda da memória, do registro e da documentação das nossas tradições, especialmente do Maracatu Rural. Revitalizar este espaço é reafirmar nosso compromisso com a cultura afro-brasileira e a identidade do nosso povo.”
Já o secretário de Cultura e Turismo, Washington Dario, ressaltou a relevância histórica do espaço. “O Mauro Mota não é apenas um patrimônio de Nazaré da Mata, mas de todo Pernambuco e do Brasil. Esta revitalização é um passo essencial para continuar valorizando o que temos de mais precioso: nossas raízes culturais. Nosso trabalho é garantir que o espaço continue vivo e acessível para as futuras gerações.”