Para homenagear o legado e a vida de Eduardo Campos, a Câmara dos Deputados realiza, nesta quarta-feira (14), uma sessão solene no Plenário Ulysses Guimarães, às 9h.
A cerimônia reunirá deputados federais, senadores, ministros e diversas lideranças da política nacional.
“Construir consensos foi uma consequência da forma larga de Eduardo fazer política. Para ele, a política era um instrumento para transformar a vida das pessoas e do estado e quando você coloca isso à frente, você não se perde em brigas e problemas menores de ordem pessoal. Você olha política pelo resultado que quer que ela tenha. Essa a largueza de olhar, de articulação política e de entregas que beneficiam o povo que mais precisa são o seu principal legado”, afirmou o deputado federal Pedro Campos (PSB).
Eduardo faleceu em 13 de agosto de 2014, aos 49 anos, quando postulava sua candidatura à presidência da República pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), vítima de um acidente aéreo.
Trajetória
Eduardo Campos iniciou cedo sua vida pública, ao lado do avô Miguel Arraes de Alencar. Aos 25 anos assumiu o mandato de deputado estadual por Pernambuco, em 1990. Foi deputado federal por três mandatos consecutivos, eleito em 1994, 1998 e 2002. Aos 38 anos, em 2003, assumiu o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação implementando políticas como o marco legal, a Lei do Bem, a Lei Brasileira de Biossegurança, o Programa Espacial, o Programa Nuclear Brasileiro e diversos investimentos na área tecnológica do país, como as Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP.
Foi eleito governador por Pernambuco em 2006 e 2010. Durante sua gestão, impulsionou o desenvolvimento econômico e a industrialização do estado, realizando obras de infraestrutura e políticas públicas.