FESTAS DE ANIVERSÁRIOS

Uma das muitas manias que tenho é a de comemorar meu aniversário, entendo que não devemos deixar a data passar em branco. Este ano colegas antigos do Banco do Brasil promoveram linda festa em São Joaquim do Monte – PE. As leitoras e os leitores podem pensar: “O que eu tenho haver com isso?”. Realmente pode parecer um assunto do foro íntimo, mas hoje vamos falar sobre essa festa, indo até sua origem.

No livro sagrado encontramos registros sobre aniversários, aqui destaco: Em Gênesis 40:20 – “Três dias depois era o aniversário do Faraó. Então ele deu um banquete o todos os ministros e o chefe dos copeiros e o chefe dos padeiros” e em Mateus 14:6 – “Quando chegou o aniversário de Herodes a filha de Herodíades dançou diante de todos e agradou Herodes”.

O que nos narra Gênesis valida a tese que a festa de aniversário tem origem no Egito. Muitos apontamentos históricos atestam que os gregos herdaram a tradição expandindo para comemorações em datas alusivas
aos deuses. Inúmeros registros da história grega indicam celebrações para deusa Ártemis todos os meses, com ofertas de bolos e velas. O Papa Julius I instituiu a comemoração do Natal e o imperador Justiniano declarou a
data como feriado.

O ocidente a partir do século XIX assimilou as comemorações dos aniversários, sendo a Alemanha um dos países pioneiros na legitimação das festas com esta finalidade.

Atualmente alguns pais promovem uma festa mensal, chamada de “Mêsversário” para comemorar o nascimento dos filhos, do mês um ao mês doze. Estas festas normalmente tem a formato temático para abordar a evolução da criança ou um tema de sucesso no momento. Sigo comemorando e agradecendo a Deus por mais um ano de vida, cada um adota o modelo que julga conveniente. Juntar família e amigos foi, é e será salutar, no aniversário melhor ainda.


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários