Home » Crônicas de Ademar Rafael » Crônica de Ademar Rafael

Crônica de Ademar Rafael

CUIDAR DA RAIZ

Em uma conversa que tive com os poetas Ivanildo Vila Nova e José Carlos Pajeú na cidade de Juazeiro do Norte-CE enxerguei com extrema clareza a preocupação de Ivanildo com os poetas com mais de setenta anos, esquecidos nos grandes eventos mesmo estando em plena condição de produzir bem no ramo da cantoria de improviso.

O veterano poeta filho de Zé Faustino desabafou: “É dolorido vermos poetas bons sendo esquecidos pelos promoventes em função da idade.” Tem muita verdade nesse desabafo. Toda e qualquer atividade precisa de renovação para se perpetuar, mas, nenhuma delas pode abdicar das experiências nos períodos naturais de transição.

Ivanildo que é reconhecido além do talento por ser responsável pelo ingresso de muita gente no munda da cantoria de viola, sabe-se que é imensa a lista de poetas que receberam do autor de “Nordeste Independente” o incentivo necessário para superar as barreiras e vencer na profissão. Mas, com a inquietude natural dos campeões, mantém a chama viva da defesa dos colegas veteranos.

Visando materializar esse propósito no dia 20.07.24 foi realizado em Afogados da Ingazeira o II FESTVETE – Festival de Violeiros Veteranos, desta feita também com homenagem ao poeta potiguar Sebastião Dias, que nos deixou final de 2023. O I FESTVETE ocorreu também na AABB de Afogados da Ingazeira em julho de 2023. Nestes eventos a prova cabal de que ação precisa vir atrelada a ideia.

O Instituto Cultural Quincas Rafael – ICQR além da parabenizar Ivanildo pela louvável iniciativa comunga do seguinte raciocínio: “Se não cuidarmos bem das raízes corremos o risco de perdermos as árvores.” Aplausos para os novos talentos e atenção aos que conduziram o processo até a transferência de bastão. Fica um apelo: “Vamos agir para que o FESTVETE continue dando espaço aos competentes veteranos.”


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários