Petrolina segue dando show no quesito preservação da cultura e tradição nordestina. Neste ano, o Concurso de Quadrilhas Juninas trouxe uma inovação: a primeira edição do concurso com apresentações de quadrilhas infantis. Nesta sexta-feira (7), os movimentos sincronizados dos pequenos, o glamour e o capricho dos figurinos e a versatilidade das coreografias ensaiadas durante meses fizeram o público vibrar e aplaudir das arquibancadas do Ginásio do SESC.
O concurso apresentou os “Saberes e vozes daqui: A educação no contexto da caatinga”, trabalhado em sala de aula, e reuniu seis escolas da rede municipal que foram abraçadas pelas agremiações juninas de Petrolina. O espetáculo trouxe à tona o amor pelo Sertão e toda a sua beleza; seus heróis; a música; os elementos da caatinga e, como não poderia ficar de fora, a fé do sertanejo.
Com o tema ‘A beleza e a força do Sertão na festa de São João’, a Buscapé mirim conquistou seu primeiro lugar com as crianças da Escola Municipal Santo Antônio, da Ilha do Massangano. O segundo lugar ficou com a junina Balãozinho Dourado, da Escola municipal Julia Elisa Coelho, e o terceiro com a Majezinha, da Escola Municipal Nossa Senhora Rainha Dos Anjos (CAIC). As três vencedoras receberam troféus assinados pelo artista Hugo Melo.
O evento foi prestigiado pelo prefeito de Petrolina, Simão Durando, que fez referência a autenticidade levada à quadra pelos grupos juninos. “Esse é um dos eventos mais tradicionais do nosso ciclo juninho, uma festa criada pelo meu pai, enquanto prefeito e temos orgulho de dar continuidade e, criando o primeiro ano com o público infantil. Foi emocionante ver a valorização da nossa cultura, através das apresentações de cada quadrilha mirim. Os grupos mostraram o que há de mais rico nas nossas manifestações culturais”, destacou o prefeito.