Home » Crônicas de Ademar Rafael » Crônica de Ademar Rafael

Crônica de Ademar Rafael

CARIDADE

É consenso que nos períodos do natal, quaresma, outras datas simbólicas ou diante de catástrofes elevamos o nosso pensamento para prática da caridade. Portanto, cabe a seguinte pergunta: Nos dias não alcançados por tais épocas deixamos de lado nossos propósitos caridosos?

A resposta pode ser “sim”, “depende” ou “não”. Cada pessoa dosa seu comportamento relativo à caridade com a medida do seu coração. Sendo assim não podemos ter resposta única. Nossa reflexão é se a prática da caridade precisa sem invocada e deve obedecer o modelo automático?

O conceito a seguir transcrito indica é que é caridade. “Do latim ‘caritas’, caridade é uma virtude teologal da religião cristã que consiste em amar a Deus acima de tudo e ao próximo como a si mesmo. Trata-se, portanto, de um amor sem segundos interesses.” Ao partir do princípio que a ‘caridade’ junto com a ‘fé’ e a ‘esperança’ forma o trio de virtudes teologais sempre vinculo a sua prática à minha formação religiosa.

Do livro “O diálogo”, considerado a síntese do pensamento de Santa Catarina de Siena retiro os seguintes fragmentos: “Nenhuma virtude tem valor sem a caridade, no entanto é a humildade que forma e nutre a caridade” – “…as virtudes se fundamentam no amor pelos outros; é da caridade que as virtudes recebem a vida” – e “Convence-te de que a caridade está intimamente unida à paciência; impossível perder uma delas sem perder a outra”. 

Em qualquer busca que fizermos sobre as pessoas mais caridosas do mundo ou do Brasil vamos encontrar pessoas milionárias e famosas que muitas vezes usam a caridade como forma de fixar suas imagens no mundo da fama. Neste ponto entendo que a frase judaica A caridade deve ser anônima. Do contrário é vaidade” é aplicável. Mas este não é o intuito desta crônica, sua mensagem principal é fazer uma invocação: “Vamos praticar a caridade todos os momentos da vida, sejamos caridosos.”


Subscribe
Notify of

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments