Home » Crônicas de Ademar Rafael » Crônica de Ademar Rafael

Crônica de Ademar Rafael

SOLUÇÃO DIFÍCIL

O Brasil segue o mundo numa tendência que busca validar a frase “Nada é tão ruim que não possa piorar.” Nesta crônica pretendo focar o caminho que alguns estudantes seguem em sua trajetória de aprendizado. Por volta de 1984 guardei da palestra de um educador da Universidade Corporativa do Banco do Brasil fenômeno o seguinte fragmento “No Brasil, lemos tão pouco, que tem pessoa que ao ler cinco livros se acha intelectual.”

Ao apresentarmos os casos abaixo e juntarmos a primeira frase acima destacada com a segunda vamos ver que ambas transitam com total liberdade nas estradas do saber em busca da validade plena.

Recentemente um educador deparou-se com as seguintes situações. Primeiro ato: Ao solicitar que um aluno uma atividade ouviu: “Professor passe outro tipo de tarefa uma vez que pra realizar esta é preciso ler e eu não gosto de ler.” Segundo ato: ao pedir que os alunos indicassem as dinâmicas que preferiam nas aulas recebe de um aluno a indicação de que deveriam “ter menos leitura.”

Ao tomar conhecimento das ponderações dos alunos busquei refletir sobre modelos aplicáveis para ensinar alunos que não gostar ler. Honestamente, por força das minhas limitações, não encontrei nada palpável. Mas, depois de muito pensar surgiram duas hipóteses. A primeira seria pelo método de abdução indicado na ufologia, ou seja, o aluno seria abduzido e durante o rapto receberia mensagens com os ensinamentos desejados. A segunda seria a massificação da instalação de um “chip” no celebro do aluno com as informações necessárias.

Tenham certeza que não estou sob efeito da confusão mental provocada pelo “delirium tremens”, nem deixei de tomar os remédios. Este texto deriva da minha incapacidade de encontrar uma forma de aprender ser ler, para este aprendiz são atividades interligadas. Nesta pisada a quantidade de livros indicada pelo educador será reduzida e a intelectualidade zerada.


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários