Representando a governadora Raquel Lyra, a vice-governadora Priscila Krause participou da Assembleia Ordinária do Consórcio Nordeste e da 32ª Reunião do Conselho Deliberativo (Condel) da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) nesta quarta-feira, 13, no Instituto Ricardo Brennand, na Zona Oeste do Recife. Na ocasião, a vice-governadora enfatizou a importância da carta assinada por todos os governadores do Consórcio em defesa da indústria automobilística na região. O documento pede a extensão do Regime Automotivo como instrumento de desenvolvimento regional e a aprovação do Artigo 19 da PEC 45 da Reforma Tributária.
“Em relação ao incentivo para o setor automobilístico, nós, através desses mecanismos, conseguimos trazer aqui para Pernambuco e para o Nordeste a Stellantis, em Goiana, que mudou e vem mudando o dinamismo econômico e o perfil da região Norte do nosso Estado. Ali, inclusive, na divisa com a Paraíba. Então, é uma área de influência direta de Pernambuco e da Paraíba. Hoje é possível que um filho de cortador de cana seja designer de automóveis”, destacou a vice-governadora. A governadora Raquel Lyra foi uma das signatárias da carta e foi a Brasília para participar pessoalmente das discussões que devem beneficiar diretamente o polo automotivo do Litoral Norte de Pernambuco.
A carta foi lida durante a reunião do Consórcio e foi enviada ao Congresso Nacional para sensibilizar os parlamentares a respeito dessa demanda dos gestores do Nordeste. “Impulsionados por esta política, fabricantes de veículos e de componentes se instalaram em territórios carentes de oportunidades de trabalho, com resultados positivos para todo o Brasil. São empresas que assumiram os compromissos de desenvolver e modernizar o mercado automotivo brasileiro, ao mesmo tempo em que são parte de um projeto de industrialização nacional, instalando suas fábricas em regiões que necessitam acelerar seu desenvolvimento e gerar oportunidades de trabalho”, diz um trecho do documento.
Ainda na reunião do Consórcio, o secretário de Recursos Hídricos de Pernambuco, Almir Cirilo, também realizou uma apresentação sobre as ações de enfrentamento aos impactos do agravamento da seca no Nordeste. O tema foi bastante debatido ao longo da reunião e tem deixado os governadores em alerta em virtude das mudanças climáticas causadas pelo fenômeno El Niño. “O Consórcio determinou que nos reuníssemos e que a gente indicasse as ações que podem ser executadas a curto prazo, por cerca de seis meses. Nós nos juntamos, elaboramos esta pauta, que foi entregue aos governadores, que devem levar pra Brasília em busca de recursos para nos ajudar nessa missão. A gente não sabe quanto tempo o El Niño vai durar. Então, esse planejamento, neste momento, é fundamental”, destacou o secretário.
A fala de Almir Cirilo dialoga com o pleito do Estado de Pernambuco para a revisão da delimitação do semiárido brasileiro. Em 2021, foram habilitados 1427 municípios e 50 foram excluídos da lista, sendo 5 deles em Pernambuco. O assunto, que é tratado no Condel da Sudene, também foi debatido pelo Consórcio.
*Projetos aprovados na Sudene* – Após a reunião do Condel da Sudene, a vice-governadora comemorou a inclusão de 38 projetos de Pernambuco no Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste. De acordo com Priscila, Pernambuco figura como terceiro Estado a ter acesso ao maior valor de aporte dos Fundos Constitucionais, significando recursos da ordem de R$ 4,5 bilhões, com projeção de 12% do total de financiamento da Sudene para a região no ano de 2024. Esses projetos dialogam tanto com o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal, e como as propostas incluídas no Plano Plurianual (PPA) 2024-2027 do Estado.
Na reunião, participaram, além da vice-governadora de Pernambuco, Priscila Krause, o governador da Paraíba, João Azevedo, a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (que participou por vídeo), e a vice-governadora do Ceará, Jade Romero. O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góez, comandou a reunião que contou ainda com as presenças do superintendente da Sudene, Danilo Cabral, e do presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara.