O GRANDE ENIGMA
Nas atividades que desenvolvo atualmente, consultor e instrutor de curso para jovens em busca do primeiro emprego, tenho que estudar bastante. Um dos temas presentes nos estudos é o comportamento dos consumidores. Descobrir como eles pensam e agem é a difícil tarefa.
Pertenço a uma geração que teve influência para o consumo de produtos e uso de serviços nas propagandas do rádio, depois da televisão e nos últimos anos das redes sociais. Durante as décadas de 1980 e 1990 as novelas e os programas televisivos para as crianças davam a senha para o que deveria ser usado, literalmente ditava regras e modas.
Com a pulverização das mensagens via redes sociais, com sua capacidade extrema em espalhar uma mensagem pelo mundo em segundos a cabeça do consumidor passa por um fenômeno que supera a capacidade de absorção, neste ponto o teor da mensagem é decisivo para ser captado.
O termo “efeito manada”, muito utilizado durante campanhas eleitorais pelos analistas de pesquisas ao tentar interpretar seus impactos na decisão do eleitor para sair do campo da dúvida para opção por este ou aquele candidato tem compatibilidade com o comportamento dos consumidores em suas compras. Essa separação também é tema de diversos estudos, as respostas são diversas.
O premiado professor e pesquisador Damon Centola, da Universidade da Pensilvânia – EUA, no livro “Mudança – Como as grandes transformações acontecem”, divulga parte dos seus estudos com base em pesquisas confiáveis e aponta que a disseminação do comportamento humano segue regras diferentes do que a propagação de um vírus, ou seja seguem padrões próprios. Decifrar esses padrões é a tarefa para sociólogos e operadores de marketing de massa. Quem descobrir essa trilha será detentor da informação mais desejada no mundo do consumismo. A busca está aberta, quem chegar na frente ganha o jogo do mercado.