Iniciativa desenvolvida pelo CETENE para inserção de meninas e mulheres nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática contou com 1.787 inscrições para 470 vagas em núcleos de trabalho nos 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal
O Futuras Cientistas, iniciativa do núcleo de Nanotecnologia do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (CETENE), subordinado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), divulgou nesta sexta-feira (27) o resultado final com as selecionadas para a Imersão Científica 2024 do programa. A lista com as alunas e professoras contempladas já pode ser acessada no site do CETENE e no Instagram do Futuras Cientistas.
Ao todo foram 1.786 inscrições para 470 vagas em núcleos de trabalho de instituições e centros de pesquisa nos 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal.
A região Nordeste teve o maior número de inscrições (738), seguida do Sudeste (415), Norte (370), Sul (134) e Centro-oeste (129).
O Nordeste também teve o maior número de selecionadas (173), seguido do Norte (99), Sudeste (97), Sul (55) e Centro-oeste (46). Importante ressaltar que a distribuição de vagas está diretamente relacionada ao número de planos de trabalho submetidos por região e às respectivas vagas propostas.
As jovens selecionadas são alunas do 2º Ano do Ensino Médio de redes públicas estaduais. Nesse grupo, 160 vagas foram para alunas
matriculadas em escolas regulares e outras 160 vagas para estudantes de
tempo integral, semi-integral ou do ensino técnico. As 150 vagas restantes foram reservadas para docentes do Ensino Médio de redes públicas estaduais.
Diretora do CETENE e criadora do programa Futuras Cientistas, a pesquisadora Giovanna Machado destaca a importância social da iniciativa. “O Futuras Cientistas mostrou que é possível, sim, contribuir com a inserção de meninas e mulheres nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática. Embora sejamos nós mulheres maioria nessas áreas, continuamos muito aquém das oportunidades e dos cargos de liderança, somos uma sub-representação. Nosso objetivo é transformar essa realidade. É nossa responsabilidade”, declara.
IMERSÃO CIENTÍFICA
A Imersão Científica é o primeiro módulo do programa Futuras Cientistas e ocorre sempre nos primeiros meses do ano, no período de férias escolares, respeitando o cronograma de cada região.
Durante a Imersão Científica, alunas e professoras mergulham no dia a dia de laboratórios e centros de pesquisa para melhor compreensão da rotina das cientistas. Ao longo do período de imersão, as participantes recebem um auxílio de R$600,00, fornecido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Além da Imersão Científica, o programa possui outros três módulos: banca de estudos para o ENEM, mentoria e estágio supervisionado. Na edição 2024, os módulos serão executados em modo híbrido, contemplando participações presenciais e remotas. Nos dois casos, as integrantes receberão todos os materiais necessários para a realização dos experimentos dos planos de trabalho.
O FUTURAS CIENTISTAS
O programa Futura Cientistas começou em 2012, dentro do núcleo de Nanotecnologia do CETENE, e inicialmente atendeu estudantes e professoras de estados da região Nordeste. Em 2023, o programa passou a ter alcance nacional.
Um ano antes, o Futuras Cientistas foi contemplado com o Prêmio Movimento LED, na categoria Educação Não-formal. O concurso, realizado pela Rede Globo e a Fundação Roberto Marinho, é voltado a iniciativas de inovação na educação brasileira. Os recursos oriundos do prêmio viabilizaram as primeiras ações de expansão do programa.