Praça do Trabalho ganha espaço que privilegia segurança viária, especialmente dos pedestres. Já a Rua Padre Lemos passa a ter rota ciclável de 1,5 km de extensão e que vai beneficiar 300 ciclistas por dia
Avançando nas intervenções que promovem segurança viária e a mobilidade ativa no Recife, a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), implantou, nesta quinta-feira (19), uma área de trânsito calmo no entorno da Praça do Trabalho e entregou a Ciclofaixa Padre Lemos, ambas em Casa Amarela, Zona Norte da capital. Com 1,5 quilômetro de extensão, a rota ciclável vai beneficiar cerca de 300 ciclistas diariamente. Já o espaço de trânsito calmo fará uso do urbanismo tático para alargar os espaços de pedestres e aumentar as travessias na área da Praça do Trabalho. O projeto foi desenvolvido em parceria com a Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global (BIGRS), por meio da Iniciativa Global de Desenho de Cidades (GDCI), referência em estruturas viárias seguras.
A nova ciclofaixa contempla as seguintes vias: Rua Oscar de Barros, Rua Pedro Allain, Rua Padre Lemos, Rua Xavantes, Rua Eugênio Samico, Rua Paula Batista e a Praça do Trabalho. As estruturas serão divididas entre ciclofaixas bidirecional, unidirecional ou ciclorrota, a depender da estrutura da via. Ao todo, serão 1,5 km, compondo uma rede de 176,5 km interligados em todo o Recife.
Já no entorno da Praça do Trabalho haverá um tratamento diferenciado para os pedestres com estruturas de desenho viário focadas na adequação de velocidade com, no máximo, 30 km/h, que é o recomendado pelas Nações Unidas para vias que têm grande número de pessoas a pé. Ao todo, são 23 novas faixas de pedestres, apenas no entorno da Praça do Trabalho e mais 680 m² dedicados aos pedestres. “Aumentar espaços de pedestres e ciclistas é uma atitude essencial para a transformação do entorno urbano para estabelecer a prioridade para as pessoas. Então, a construção da nossa malha cicloviária, que tem sido ampliada de maneira mais intensa desde 2013, além de desafiador e um posicionamento em prol de uma cidade que investe em abarcar, com segurança, todas as pessoas”, explica a presidente da CTTU, Taciana Ferreira.
As áreas de trânsito calmo reduziram em até 91% o índice de sinistros de trânsito com vítimas, como é o caso da Rua José de Alencar, na Ilha do Leite. Na Rua do Hospício, próximo à Rua Princesa Isabel, no bairro da Boa Vista, a redução foi de 50%. Já no Largo da Paz, em Afogados, a redução foi de 40%. Ao todo, já são mais de 500 mil pessoas beneficiadas com as intervenções.
Em 2021, a Prefeitura do Recife se comprometeu com a adequação de velocidade em vias locais e com grandes fluxos de pedestres e ciclistas para evitar sinistros de trânsito com vítimas e vem fazendo isso por meio dos redesenhos urbanos, que induzem os veículos a se adequar à velocidade estabelecida nas vias. “Essa é mais uma ação que fazemos no Recife para controlar a velocidade dos veículos e, dessa forma, garantir um espaço mais seguro para todas as pessoas. Adequar as vias para uma velocidade que caiba a todos é uma decisão importante do poder público, especialmente no que diz respeito às vias locais e com grande número de pedestres” explica a coordenadora local no Brasil da GDCI, Beatriz Rodrigues.
MUDANÇA DE CIRCULAÇÃO – No entorno da área, haverá uma mudança de circulação para diminuir os conflitos entre os veículos. Um trecho da Rua Eugênio Samico e a Rua Reverendo Antônio Gueiros se tornarão mão única com sentidos inversos. Dessa maneira, quem deseja acessar a Avenida Norte vindo da Praça do Trabalho, deverá utilizar a Rua Reverendo Antônio Gueiros e seguir pela Rua Oscar de Barros. Já os que desejam seguir da Rua Oscar de Barros para a Praça do Trabalho poderão utilizar a Avenida Norte ou a Rua Eugênio Samico.
Foto: Josenildo Gomes/CTTU