CAGED de maio foi divulgado pelo Governo Federal
Na semana que o IBGE atualizou os números da população no Brasil, dados do censo 2022, o Ministério do Trabalho e Emprego do Governo Federal divulgou os números da geração de empregos formais, aqueles com carteira assinada, referentes ao mês de maio. Os dados são do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), que contabiliza mensalmente admissões e demissões, gerando um saldo. São nestes números que Garanhuns, agreste pernambucano, segue liderando a geração de empregos no interior do estado.
Garanhuns fechou o mês de maio positivo, a exemplo dos meses anteriores, com saldo de 152 empregos. No acumulado do ano, a Suíça Pernambucana conta com saldo positivo 1.275 empregos. Número superior a cidades maiores, a exemplo de Caruaru e Petrolina, que contam com mais que o dobro da população garanhuense. Na tabela dos 10 maiores municípios de Pernambuco em população, já atualizada pelo IBGE, Garanhuns só fica abaixo de Recife.
Segundo o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico de Garanhuns, Alexandre Marinho, os dados mostram o acerto nos investimentos realizados no município. “No âmbito público, concluímos obras que estavam paradas há muitos anos, e estamos realizando mais investimentos, além de agilizarmos o atendimento às empresas que buscam investir no município. Garanhuns destravou e avançou”. Afirma o secretário.
Para o prefeito Sivaldo Albino, o momento é oportuno para investimentos no município. “Como vimos no censo do IBGE, o interior do estado está crescendo cada vez mais. Garanhuns está agora integrada a este eixo de desenvolvimento. Os investimentos em infraestrutura por parte do município estão sendo feitos, a atração de mais empresas é constante, estamos tendo excelente resposta no setor de serviços, principalmente na educação, saúde e turismo, que precisam de mão de obra especializada. Mas estamos também prospectando na indústria, no agronegócio, na construção civil e no comércio, e para isto, investimentos estão sendo feitos que possam resultar em mais empregos e fortalecimento da nossa economia”. Finaliza o gestor.