Home » Crônicas de Ademar Rafael » Crônica de Ademar Rafael

Crônica de Ademar Rafael

COMO CONCILIAR?

O título acima pode nos encaminhar para várias destinos, contudo, hoje vamos analisar como conciliar comportamentos de colaboradores das grandes organizações perante o mundo competitivo onde estão?

É desnecessário citarmos que o mundo, movido pelo tal “mercado”, exige competitividade extraída da competição, da concorrência e de escala de produção amparada na concepção “mais com menos”. Neste cenário as organizações de vanguarda exigem que seus colaboradores sejam dotados comportamentos relacionados com as inteligências não lineares, ou seja aquelas que se não se aprende nas escolas convencionais.

Para se destacar nos ambientes corporativos e vencer os níveis de exigência atuais é preciso adicionar nas inteligências convencionais: “Inteligência interpessoal, Inteligência intrapessoal ou emocional, Inteligência musical, Inteligência corporal e Inteligência espacial.” Simplificando eu traduziria essa realidade como: “Na rigidez da competitividade empresarial vence quem tiver maior flexibilidade”

No artigo “A cultura de aprendizagem não linear será o caminho para a prosperidade” o administrador e professor Diego Souza nos ensina: “Precisamos resgatar e desenvolver tudo que nos faz mais humanos…e sugere um aprendizado que: “Estimule a colaboração, o desenvolvimento de comunidades e o respeito à diversidade – Estimule o pensamento curioso – Ensine viver em um mundo híbrido – Estimule a ver o mundo através do olhar do outro – Desafie a pensar em soluções que garantam as liberdades e o enfrentamento das desigualdades – Ensine compreender e a lidar com as incertezas e Agregue e não separe.”

Criar meios para conciliar esses fatores é a tarefa a ser executada, cada um faça sua parte bem feita. É possível? Não tenho dúvidas.


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários