O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE) encerrou a última turma da capacitação de examinadores de trânsito e instrutores de autoescolas, com regras para exames práticos de direção nos pátios das Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans). O conteúdo, para a habilitação na categoria B, atendeu resolução 789/2020 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A capacitação ocorreu em 15 Ciretrans com pátios de exames práticos, reunindo integrantes das demais.
A capacitação ocorreu sempre às sextas-feiras. Primeiro, com os examinadores em sala, e em seguida, no pátio de exames para a fase prática, incluindo o trajeto com veículos. Depois, foi a vez dos instrutores de autoescolas, sendo de cada uma. Os dois treinados ficaram responsáveis por repassar aos demais de suas unidades. O programa capacitou 100 examinadores e 410 instrutores.
A gerente de Produção Pedagógica do Detran-PE, Ana Teresa Vieira, esclarece que a capacitação foi composta por 4 horas/aula, sendo 1h30 para a parte teórica, e 2h30 para o treinamento prático. O treinamento considera que o processo de testes inclui novas tecnologias, com áudio e vídeo, garantindo maior transparência. O orientador educacional do Detran-PE, Juvenal Mesquita, explica que, com o treinamento, haverá uma padronização dos procedimentos e métodos usados pelos examinadores na avaliação dos candidatos, além de atualizar e aperfeiçoar a formação dos instrutores de trânsito e dos futuros motoristas.
As aulas ocorreram nas Ciretrans de Garanhuns, Palmares, Timbaúba, Caruaru, Vitória de Santo Antão, Surubim, Limoeiro, Arcoverde, Belo Jardim, Afogados da Ingazeira, Serra Talhada, Salgueiro, Ouricuri, Araripina e Petrolina. Foram incluídas ainda, o Recife, cidades da Região Metropolitana e da Zona da Mata, para instrutores de autoescolas. A ideia do projeto de reciclagem partiu do gerente de Habilitação do Detran-PE, Nivaldo Carneiro, que dispensou apoios durante toda a realização.
No conteúdo do treinamento estavam os procedimentos para realização do exame, etapas do exame, pontuação referente às faltas na avaliação, faltas eliminatórias, graves, médias e leves na avaliação, estacionamentos marcados por balizas removíveis, sinalização durante manobra, condução na via, semáforo, realização da rampa e conversão. Ainda estavam questões de cortesia e urbanidade do examinador no trato com os perfis de candidatos, como o ansioso, inseguro, otimista ou o transgênero.
A capacitação foi desenvolvida pela Superintendência de Educação de Trânsito, Imprensa e Publicidade Institucional, Gerência de Habilitação de Condutores (DOH), Gerência de Produção Pedagógica, e Unidade de Produção Pedagógica do Detran-PE. O conteúdo foi ministrado pelos orientadores educacionais Juvenal Mesquita e Ericka Barros, e os agentes de trânsito, Jaelson Gouveia, Antônio Aguiar e Eudes Santos. A supervisão técnica ficou por conta da Diretoria de Operações, Gerência de Habilitação de Condutores e da Unidade de Exames e Classificações, baseados em apostila de Ismael Reis, Juvenal Mesquita, Margarida Brayner e Nivaldo Carneiro. O material teve pesquisa, ilustrações, diagramação e organização pedagógica de: Ericka Barros, Erika Bezerra, Juvenal Mesquita e Rielma Nascimento, com revisão de: Eudes Santos, Juvenal Mesquita e Bernadete Silveira.