Deputado estadual da causa autista, João de Nadegi defendeu, durante entrevista à Rádio Folha FM, nesta segunda-feira (3), o aumento de políticas públicas voltadas às pessoas que estão dentro do transtorno. O parlamentar, autor da Comissão Parlamentar Especial em Defesa dos Direitos das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), da Assembleia Legislativa, adiantou que o colegiado começa a funcionar no próximo dia dez de abril, logo após a Páscoa.
Por meio da comissão liderada por João de Nadegi, a Alepe vai debater soluções para garantir o respeito e a dignidade dessas pessoas, desde o diagnóstico até o acompanhamento profissional. Os assuntos discutidos no colegiado serão encaminhados ao Governo de Pernambuco e às prefeituras, que ficarão responsáveis por implementar as políticas públicas.
“Andei Pernambuco todo e vi de perto a situação das mães de crianças com o transtorno do espectro autista. É um sofrimento psicológico comparado a quem está em uma guerra. São mães e pais que revezam durante a noite com seus filhos, que não conseguem dormir. São crianças que não conseguem, inclusive, ingerir alimentos; sejam eles sólidos ou líquidos. Muitas dessas mães, quando têm a condição financeira melhor, ainda conseguem dar um tratamento mais adequado. Mas quem não tem condição financeira para isso? É essa luta que vamos encampar. Sou o autor do requerimento que cria a comissão especial. Por isso, convido todos: as entidades, organizações, órgãos de controle e sociedade civil para, juntos, discutirmos essa pauta; qual o caminho e as soluções que vamos achar para apoiar essas famílias”, destacou João de Nadegi.