Home » Pernambuco » Ministra defende igualdade de gênero na ciência em evento da Frente Nacional de Prefeitos

Ministra defende igualdade de gênero na ciência em evento da Frente Nacional de Prefeitos

MCTI prepara edital do CNPq no valor de R$ 100 milhões para apoiar a formação de mulheres nas Ciências Exatas, Engenharias e Computação

A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, defendeu a implementação de políticas públicas para combater a desigualdade de gênero na ciência. Ao participar de reunião promovida pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP) nesta terça-feira (28), a ministra destacou que o MCTI está empenhado em promover o acesso, a permanência e a ascensão das mulheres nas carreiras científicas e tecnológicas.

“Nosso lema é ‘Pesquise como uma mulher’. Somos 60% da iniciação científica, mas não conseguimos permanecer na carreira ou ocupar espaços de liderança”, afirmou.

Diante desse cenário, a ministra Luciana Santos lembrou que o MCTI prepara edital do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) no valor de R$ 100 milhões para apoiar projetos que estimulem o ingresso e a formação de meninas e mulheres nas Ciências Exatas, Engenharias e na Computação.

Ela comentou ainda a recriação da Secretaria de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social, que promove programas voltados à popularização da ciência – uma agenda que pretende trabalhar com os municípios.

Combate à misoginia

No evento, a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, reiterou os esforços do governo federal para combater a misoginia. “Não é possível um país, do tamanho do Brasil, com as mulheres que temos, sofrer tanta misoginia, esse ódio que nos cala”, afirmou. “Vou começar a rodar o Brasil na luta contra a misoginia a partir de abril. Precisamos criar uma marcha para dizer que ninguém vai nos tornar invisíveis, nos calar ou matar. Queremos estar em todos os lugares e ficar nesses lugares.”


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários