Home » Pernambuco » Prefeitura realiza campanha contra Preconceito Racial no Carnaval

Prefeitura realiza campanha contra Preconceito Racial no Carnaval

Pela primeira vez haverá espaço especial para acolher as pessoas vítimas de racismo, oferecendo as primeiras orientações e apresentando toda a rede de atendimento aos atingidos pelo crime. 

A valorização e o respeito às nossas raízes negras vão muito além do Galo Ancestral no Carnaval 2023. Neste que é o maior e mais democrático Carnaval de rua do país, a Prefeitura do Recife está com a campanha Xô Preconceito, para combater todo tipo de discriminação, em especial o racismo. O tapume da base do Galo está sinalizado com este conceito e traz ainda um QR Code para denúncias, que direciona para a plataforma online Recife Sem Racismo. O assunto também estará estampado em vinhetas veiculadas nos telões do Marco Zero ao longo de todo o Carnaval, incluindo 60 walkmídias circulando entre os foliões no Galo da Madrugada, com o Xô Preconceito e o QR Code para denúncias. Para o lançamento das ações, o asfalto da Ponte Duarte Coelho, em frente ao Galo Ancestral, está pintado com a mensagem “Recife Sem Racismo”.

Durante a passagem do Galo da Madrugada, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria Executiva de Direitos Humanos, também terá uma iniciativa inédita na Praça do Carmo, onde haverá um espaço para divulgar a Campanha Xô Preconceito. Uma equipe composta por uma advogada, uma psicóloga e um assistente social, ficará a postos para receber denúncias de racismo durante desfile. O objetivo é acolher as vítimas, oferecendo as primeiras orientações e apresentando toda rede de atendimento aos atingidos pelo crime.

Ao longo do sábado, a equipe também estará monitorando a plataforma virtual Recife Sem Racismo, disponível através do Conecta Recife para recebimento desse tipo de denúncia. Além disso, uma equipe de 60 educadores sociais estarão distribuindo squeezes com a frase da campanha e o QR Code para acesso à plataforma. No momento da denúncia, as pessoas poderão enviar vídeos, fotos e prints para facilitar na identificação dos agressores. O estande funcionará durante todo o desfile do Galo, das 9h às 17h.

O “Recife sem Racismo” é uma importante plataforma eletrônica para fortalecer a política de promoção da igualdade racial. As pessoas vítimas ou testemunhas de violações com conotações e/ou motivações racistas podem fazer denúncias. Todas as delações serão encaminhadas aos órgãos competentes para eventuais investigações criminais, tais como Polícias Militar e Civil, Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Defensoria Pública, dentre outros, de acordo com a ocorrência.


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários