Home » Sem categoria » Bolsonaro tenta marcar reunião com ministros do Supremo antes de se pronunciar sobre eleições

Bolsonaro tenta marcar reunião com ministros do Supremo antes de se pronunciar sobre eleições

Por Jussara Soares, Mariana Muniz e Daniel Gullino — Brasília

O presidente Jair Bolsonaro (PL) deseja se encontrar com ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) no Palácio da Alvorada ainda nesta terça-feira antes de fazer um pronunciamento sobre o resultado das eleições. Magistrados, contudo, resistem em se reunir com Bolsonaro até que ele reconheça a derrota nas urnas para Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Integrantes da Corte marcaram uma conversa para esta tarde para discutir se aceitam ou não o convite do presidente.

De acordo com interlocutores, o presidente quer falar sobre a eleição, mas não há indicativo que resistirá ao resultado das urnas. Desde domingo, no entanto, Bolsonaro se mantém isolado e ainda não fez qualquer declaração reconhecendo a derrota. Enquanto isso, grupos de apoiadores interditam vias em ao menos 22 estados e no Distrito Federal em contestação ao resultado. O silêncio do presidente tem sido citado por esses manifestantes como sinal de que a derrota não deve ser aceita.

Um ministro do Supremo ouvido reservadamente disse ao GLOBO ter recebido o convite para a reunião no Alvorada, mas que não irá comparecer. Segundo esse magistrado, qualquer encontro deveria ocorrer mediante a divulgação de uma pauta pública, com antecedência, e deve ter um caráter institucional. Ainda de acordo com esse integrante da Corte, qualquer reunião que ocorrer com a Presidência da República deverá ser feita para tratar de uma transição democrática, e não ser convocada de última hora.

De acordo com um segundo magistrado, que também disse ter sido consultado sobre o assunto, a reunião está “em tratativas”. Ao menos dois dos ministros, Ricardo Lewandowski e André Mendonça, estão fora de Brasília.


Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *