Aconteceu nessa terça-feira (25.10) a reunião do CMDRS (Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Santa Terezinha), conduzida pelo presidente Heleno Souza e contou com a presença de várias entidades e presidetes de Associação Comunitárias Rurais.
Estiveram presentes também o prefeito Delson Lustosa, o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Secretario de Juventude da CUT-PE o Sr. Evanilson Leite, o Vereador Nôdo de Gregório, o Secretário de Agricultura o Sr. Adarivan Santos e o Técnico da Secretaria de Agricultura o Sr. Edisney Silva.
Na pauta principal estava a entrega do documento de doação de um terreno para construção da Sede do Conselho Rural que já tinha sido aprovado pela Câmara de Vereadores de Santa Terezinha e homologada pelo prefeito Delson. Todos foram agraciados pelo feito em parceria das Associações Rurais, Sindicato, Câmara de Vereadores, Secretaria de Agricultura e Prefeitura.
O prefeito Delson Lustosa também falou que seu projeto é organizar o atendimento a assistência técnica na Zona Rural e já se colocando a disposição para que os parceiros, juntos a Secretária de Agricultura, se reunissem para trilhar um plano de ação para o processo de aração de terras para o ano de 2023.
Em seguida o conselho escolheu uma data para estarem reunidos, no dia 11 de Novembro às 14:00 na Sede do Sindicato para fazer um levantamento e planejar de forma menos burocrática, para que não atrapalhe a produção dos Trabalhadores Rurais no ano de 2023.
O Presidente do CMDRS Heleno Souza agradeceu ao prefeito Delson e ao vereador Nôdo pelo empenho, para que o documento chegasse até às suas mãos honrando assim um compromisso que já esperavam a mais de 6 anos.
O Presidente do Sindicato Evanilson Leite também agradeceu a parceria e deixou claro que o sindicato estará a disposição dos parceiros e inclusive da prefeitura para que a Agricultura Familiar do município não sofra por falta de políticas municipais de acesso a produção, pois é em cada pedaço de terra que o Agricultor a Agricultora tira o seu sustento para sobreviver junto a suas famílias.
Outras pautas foram dialogadas como o fim das DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf) Apartir do dia 31 de outubro que passará a ser o CAF (Cadastro da Agricultura Familiar), começando dia 01 de Novembro. Outro ponto foi sobre as Inscrições do Garantia Safira que se será pelo Sindicato, IPA e Secretaria de Agricultura, até dia 15 de Novembro. Segundo Edisney Silva até o momento a secretária já realizou pouco mais de 400 inscrições, um número muito baixo para o nosso município que têm mais de 1.000 vagas, isso devido ao grande número de DAP’s bloqueadas pelo TCU Tribunal de Contas da União desde 2017 e que muitos não procuraram para realizar o desbloqueio e obter uma Nova DAP.
Após o encerramento da reunião, foi servindo um lanche com a visita de alguns presidentes de associações e parceiros no local do terreno onde se dará a construção da Sede.(Informações e fotos: Blog do Pereira)