Home » Sem categoria » Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Santa Terezinha tem reunião com prefeito Delson Lustosa.

Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Santa Terezinha tem reunião com prefeito Delson Lustosa.

Aconteceu nessa terça-feira (25.10) a reunião do CMDRS (Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Santa Terezinha), conduzida pelo presidente Heleno Souza e contou com a presença de várias entidades e presidetes de Associação Comunitárias Rurais.

Estiveram presentes também o prefeito Delson Lustosa, o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Secretario de Juventude da CUT-PE o Sr. Evanilson Leite, o Vereador Nôdo de Gregório, o Secretário de Agricultura o Sr. Adarivan Santos e o Técnico da Secretaria de Agricultura o Sr. Edisney Silva.

Na pauta principal estava a entrega do documento de doação de um terreno para construção da Sede do Conselho Rural que já tinha sido aprovado pela Câmara de Vereadores de Santa Terezinha e homologada pelo prefeito Delson. Todos foram agraciados pelo feito em parceria das Associações Rurais, Sindicato, Câmara de Vereadores, Secretaria de Agricultura e Prefeitura.

O prefeito Delson Lustosa também falou que seu projeto é organizar o atendimento a assistência técnica na Zona Rural e já se colocando a disposição para que os parceiros, juntos a Secretária de Agricultura, se reunissem para trilhar um plano de ação para o processo de aração de terras para o ano de 2023.

Em seguida o conselho escolheu uma data para estarem reunidos, no dia 11 de Novembro às 14:00 na Sede do Sindicato para fazer um levantamento e planejar de forma menos burocrática, para que não atrapalhe a produção dos Trabalhadores Rurais no ano de 2023.

O Presidente do CMDRS Heleno Souza agradeceu ao prefeito Delson e ao vereador Nôdo pelo empenho, para que o documento chegasse até às suas mãos honrando assim um compromisso que já esperavam a mais de 6 anos.

O Presidente do Sindicato Evanilson Leite também agradeceu a parceria e deixou claro que o sindicato estará a disposição dos parceiros e inclusive da prefeitura para que a Agricultura Familiar do município não sofra por falta de políticas municipais de acesso a produção, pois é em cada pedaço de terra que o Agricultor a Agricultora tira o seu sustento para sobreviver junto a suas famílias.

Outras pautas foram dialogadas como o fim das DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf) Apartir do dia 31 de outubro que passará a ser o CAF (Cadastro da Agricultura Familiar), começando dia 01 de Novembro. Outro ponto foi sobre as Inscrições do Garantia Safira que se será pelo Sindicato, IPA e Secretaria de Agricultura, até dia 15 de Novembro. Segundo Edisney Silva até o momento a secretária já realizou pouco mais de 400 inscrições, um número muito baixo para o nosso município que têm mais de 1.000 vagas, isso devido ao grande número de DAP’s bloqueadas pelo TCU Tribunal de Contas da União desde 2017 e que muitos não procuraram para realizar o desbloqueio e obter uma Nova DAP.

Após o encerramento da reunião, foi servindo um lanche com a visita de alguns presidentes de associações e parceiros no local do terreno onde se dará a construção da Sede.(Informações e fotos: Blog do Pereira)


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários