Em meio a uma campanha eleitoral marcada por polarização, debates e até conflitos ideológicos, nada desvirtuou do rumo a candidata tucana que foi abraçada por quase todo o estado e agora eleita a primeira mulher deputada de sua cidade natal.
Após mais de 50 mil quilômetros percorridos em quase 01 ano e 04 meses por praticamente todas as regiões de Pernambuco, apoios em 38 municípios e adesões individuais em dezenas de outras, as urnas confirmaram o que os prognósticos já apontavam: Débora Almeida (PSDB) obteve 51.282 votos, equivalente a 1,02% dos votos válidos no estado, estando eleita para a 20ª legislatura da Assembleia Legislativa de Pernambuco – ALEPE.
Débora foi a 1ª candidata mais votada da legenda, PSDB. Sua votação mais expressiva aconteceu no município que governou por 08 anos, São Bento do Una, onde obteve na totalização 10.444 votos válidos.
Nas andanças pelo estado, Débora se notabilizou pela defesa de pautas como o agronegócio, o apoio aos empreendedores de todos os níveis, além de como a educação – setor no qual São Bento transformou-se referência à época de sua gestão – , segurança e saúde, com extensão aos cuidados com as mulheres.
SEM FESTA
O término da campanha, cuja programação previa extensa comemoração em torno da vitória da ex-prefeita de São Bento do Una, foi substituída por agradecimentos à Deus e à população pernambucana que concederam o desfecho positivo, mas em um clima de tristeza justificado pela tragédia que marcou as famílias Lyra e Lucena, em razão do súbito falecimento de Fernando Lucena, esposo de Raquel Lyra, candidata a governadora e amiga pessoal de Débora, fato ocorrido na manhã deste domingo (02).
Mesmo em meio à tristeza pelo luto, familiares, amigos, aliados, equipe de campanha e militância de Débora estiveram reunidos na casa de eventos Una Hall, em São Bento do Una , onde aguardavam o resultado final da apuração. A candidata eleita chegou por volta das 20 horas da noite vinda de Caruaru onde em um gesto solidário à Raquel e sua família, participou do funeral e sepultamento de Fernando Lucena.