
Mais chances de segurança nas ruas e estradas de Pernambuco, a partir de hoje (27), quando foi firmada parceria entre o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE e a Honda. A assinatura do Termo de Cooperação Técnica ocorreu no Centro Educacional de Trânsito Honda (CETH), com a finalidade de unir atuações para oferecer treinamentos em técnicas de condução e pilotagem defensiva para mototaxistas, motofretistas e instrutores de autoescolas. A ação encerrou as atividades da Semana Nacional de Trânsito (SNT) no estado.
Na ocasião, o diretor-presidente do Detran-PE, Gustavo Carneiro Leão, avaliou que o poder público trabalha melhor ao lado do setor privado. “Iniciativas como a firmada hoje, nos deixa mais esperançosos no cuidado com o condutor e na melhoria do trânsito”, destacou. Já o diretor de Relações Institucionais da Honda, Marcos Bento, salientou que além da comercialização a empresa tem a preocupação com a formação e o treinamento e reforçou que “Pernambuco figura como um elo de tais práticas em toda região Nordeste”.
De acordo com o documento firmado entre Detran-PE e Honda, a capacitação dos condutores ocorrerá por meio de palestras, atividades educacionais e cursos promovidos em parceria pelos dois conveniados. O Detran-PE fica responsável pela coordenação do processo de inscrições, como também, pelo acompanhamento operacional e pedagógico, sob a responsabilidade da Coordenadoria de Educação para o Trânsito, Imprensa e Publicidade Institucional, por conta da Escola Pública de Trânsito (EPT). Já a Honda, tem o compromisso de desenvolver o Curso de Pilotagem Segura de Motocicleta e realizar palestras com o tema: Harmonia no trânsito.
Ainda de acordo com o Termo de Cooperação, o Detran-PE e a Honda ficam com o compromisso de desenvolver em conjunto um plano de trabalho que vai direcionar todas as atividades abordadas no contrato. Material didático, recursos materiais e instrutores, serão disponibilizados pela Honda. O contrato tem vigência de 24 meses e define ainda, que não haverá repasse de recursos financeiros por nenhuma das partes.
Após a assinatura do documento, os participantes realizaram uma visita técnica às dependências do CETH. O espaço possui 130 mil metros quadrados, salas de aulas teóricas e área apropriada para treinamento em mecânica, além de área específica para treinamento em asfalto e em pista de terra. As equipes dos CETHs são formadas por instrutores capacitados, que realizam palestras, testes de direção e diversas ações de formação.
Durante a visita foram percorridos os espaços destinados à formação em mecânica para duas rodas, mecânica em automóveis e a área destinada a capacitação prática com pista de exercícios. A empresa também possui uma unidade móvel destinada a levar treinamentos a regiões não atendidas pelos centros. O grupo também conheceu as salas de aula do projeto social desenvolvido pela Honda, que capacita jovens em situações de vulnerabilidade. Os estudantes recebem desde o ensinamento mais básico até habilidades mais técnicas e administrativas. A capacitação, que é gratuita, tem duração de oito meses e oferece refeições para os participantes. A última turma atingiu 96% de empregabilidade, que pode ser na própria Honda ou fora dela.
A assinatura do Termo de Cooperação Técnica contou com a presença do gerente de Relações Institucionais da Honda, César Barros; do gerente das unidades dos CETH no Brasil, Leonardo Donato; do gerente comercial das regiões Norte e Nordeste, André Olovics; a coordenadora de Educação de Trânsito, Imprensa e Publicidade Institucional do Detran-PE, Jô Lima; da diretora de Atendimento do Detran-PE, Ana Teresa Vieira; do gerente da Escola Pública de Trânsito, Ivson Correia; e dos presidentes dos Sindicatos das Autoescolas PE e Sindicato dos Mototaxistas PE, Ygor Valença e Rinaldo Tavares, respectivamente. (Fotos: Paulo Maciel // DETRAN-PE)
