A capacidade, a experiência e a força política de André de Paula foram os grandes vencedores do debate desta sexta-feira (23). Na TV Guararapes, o candidato à única vaga em disputa para a bancada pernambucana no Senado abordou com sucesso temas de grande relevância na arena política e de forte impacto para o desenvolvimento do Estado.
No primeiro bloco, convidado a falar sobre tributação, André lembrou que há três propostas de reforma tributária sendo discutidas no Congresso Nacional. Destacou, também, que o Brasil é um dos países com maior carga tributária do mundo, além de contar com um sistema tributário complexo, que carece de revisão urgente.
“Pernambuco tem a maior carga tributária do Nordeste, o pior ambiente de negócios do País, uma lei tributária que inibe investimentos, inibe geração de emprego e que precisa ser modificada. Não podemos tratar quem quer investir como bandido. Temos que estimular as pessoas a investirem. Estou sempre muito aberto a discutir reformas e farei isto no Senado”, pondera o candidato.
André também apresentou dados preocupantes sobre educação. Segundo ele, Pernambuco ocupa a 14ª posição no ranking brasileiro de média salarial de professores. Além disso, estima-se que 900 mil pessoas não sabem ler nem escrever; dois terços das crianças de zero a três anos não estão em creche e que o número de matrícula no Ensino Fundamental é o menor dos últimos dez anos.
“A pauta da educação sempre foi uma prioridade nos meus mandatos, porque sei que educação transforma e dá dignidade às pessoas”, avalia o candidato. “Durante esse período em que estive em Brasília, destinei mais de R$ 25 milhões para a educação de Pernambuco. Quando participei do Executivo, tive o privilégio de implementar dois programas que merecem destaque: o Merenda Regionalizada, que respeita a vocação alimentar de cada região do estado, e o Passe Livre Estudantil, que viabiliza a mobilidade do estudante na ida e na volta da escola”, acrescenta André.
Fome – Um dos pontos altos do debate ocorreu quando a temática da fome foi discutida. Ao ressaltar que o Brasil voltou ao Mapa da Fome e que mais de 4 milhões de brasileiros convivem diariamente com essa realidade, o postulante ao Senado ressaltou que o País também está na dianteira, quando os assuntos dizem respeito ao desemprego e à informalidade.
De acordo com André, fortalecer e ampliar o Bolsa Família, valorizar o salário mínimo, gerar emprego, fazer com que no orçamento da União e do Estado existam orçamentos garantidos e compatíveis com a gravidade do problema são alguns passos a serem dados.
“É preciso priorizar o combate à fome, a exemplo do que a governadora Marília Arraes vai fazer já de início, que é investir R$ 1 bilhão nessa guerra; a exemplo do que ela vai fazer com o novo Chapéu de Palha, que valoriza, capacita, emprega e forma mão de obra para se habilitar ao mercado”, comemora André.
“Emprego é o programa social mais importante, porque coloca comida no prato e dá dignidade ao cidadão. Os compromissos de Marília Arraes, no Governo de Pernambuco, são os compromissos de André de Paula, no Senado Federal”, assegura o candidato.