Home » Sem categoria » DETRAN-PE: Lições para um trânsito mais seguro e humano

DETRAN-PE: Lições para um trânsito mais seguro e humano

Alunos do Colégio Fernando Ferrari, na cidade do Paulista, ganharam dois dias de aprendizado em educação para o trânsito. De olho na formação dos futuros motoristas, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE), por meio da Coordenadoria de Educação para o Trânsito, Imprensa e Publicidade Institucional, montou atividades com uso de simulador de direção, óculos de realidade alterada e óculos que simulam embriaguez, além de palestras sobre o tema. As ações foram executadas nas quintas-feiras, dias 22 e 29, por técnicos da Escola Pública de Trânsito (EPT) e agentes da Diretoria de Fiscalização, ainda como parte da programação da Semana Nacional de Trânsito (SNT), comemorada de 18 a 25 de setembro.

Com caráter interativo, o uso dos óculos que simulam embriaguez faz o usuário ter a sensação semelhante à de quem ingeriu bebida alcoólica. A demonstração é realizada seguindo trajeto em linha reta fixada no solo. A visão fica distorcida, há perda do equilíbrio e desorientação. No local também foram utilizados os óculos de realidade alterada, acessório que permite ao usuário uma viagem virtual, partindo de um bar, após ingerir bebida alcoólica, e segue por ruas e avenidas, finalizando de maneira desagradável. .

Já o simulador de direção, despertou a curiosidade dos estudantes, pois o processo é similar a condução de um veículo. O equipamento reproduz a cabine de um automóvel com todos os seus componentes e possui monitores que representam as estradas. Por meio de uma programação, o motorista conduz a direção como se estivesse sob o efeito de álcool. O resultado é uma visão turva, a diminuição dos reflexos e limites de velocidade acima do permitido pela legislação.

Para o diretor-presidente do Detran-PE, Gustavo Carneiro Leão, a iniciativa contribui para que os jovens conheçam e avaliem as consequências da ingestão do álcool antes de conduzir veículos. “Ajudamos na conscientização dos futuros condutores, que também repassam o conhecimento para familiares e amigos”, acredita. De acordo com a diretora do Colégio Fernando Ferrari, Maria Luíza Leite, a atividade “amplia a possibilidade da construção de um cidadão que respeite a legislação de trânsito”. O colégio Fernando Ferrari fica na Vila Torres Galvão e possui ensino infantil, fundamental e médio.


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários