Após uma pausa de dois anos por conta da pandemia da Covid-19, a biblioteca da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) retoma nesta quarta-feira (21), a partir das 9h30, o projeto “Café com Poesia”. Trata-se de um encontro com a arte, a poesia, a música, a literatura e as mais diversas formas de manifestação da cultura popular.
O evento é aberto ao público e permite inclusive a quem se interessa em mostrar seu talento. Nesta edição, uma das novidades é a participação pela primeira vez de adolescentes do projeto “Alepe Acolhe”. Desenvolvido em parceria com o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), o programa oferece estágios nos mais diversos setores da Alepe aos jovens que vivem em abrigos com o objetivo de oferecê-los conhecimento, experiência profissional e oportunidades no mercado de trabalho.
“A participação desses jovens visa estimular o interesse deles pela arte e pela leitura. Eles podem participar como ouvintes ou recitar algo de sua autoria. É opcional de cada um”, informa a gerente da biblioteca da Alepe, Sirlênia Araújo.
O “Café com Poesia” desta quarta terá a primavera como tema. A ideia é que os participantes apresentem em suas obras algo relacionado ao tema, mas a criatividade é a prioridade do projeto.
Além da participação dos atendidos pelo “Alepe Acolhe”, haverá exposição de pinturas e fotografias do grupo Tear Digital e apresentação, participação especial de voz e violão de Laércio Lins e do coral da Assembleia, Vozes de Pernambuco. Representantes da União Brasileira de Escritores (UBE), da Academia Pernambucana de Letras e grupos de cordelistas confirmaram presença no evento.
“O encontro é gratuito e para o público em geral, de todas as idades. Todas as poesias e cordéis são bem vindos. As pessoas podem participar apresentando sua arte ou simplesmente desfrutando desse momento de troca de conhecimento” reforça Sirlênia.
Talentos Diversos – Antes da pandemia, a biblioteca da Alepe abria espaço, uma vez por mês, para recital de poesia e leitura de cordéis, lançamentos de livros, exposições e bate-papo sobre arte e cultura. O projeto existe há 15 anos e, ao longo desse período, reuniu jovens talentos com veteranos da arte e da literatura. Já passaram pelo projeto nomes conhecidos de nossa cultura como o poeta Miró da Muribeca, falecido em julho deste ano, o escritor Jomar Muniz de Brito e a historiadora Marly Mota.
Os encontros resultaram na produção do livro “Antologia Café com Poesia”, que reuniu mais de cem poesias de artistas e escritores locais. O material foi confeccionado pela Alepe em parceria com a editora de Pernambuco (Cepe).