Home » Sem categoria » Alepe retoma projeto “Café com Poesia” com participação de jovens que vivem em abrigos

Alepe retoma projeto “Café com Poesia” com participação de jovens que vivem em abrigos

Após uma pausa de dois anos por conta da pandemia da Covid-19, a biblioteca da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) retoma nesta quarta-feira (21), a partir das 9h30, o projeto “Café com Poesia”. Trata-se de um encontro com a arte, a poesia, a música, a literatura e as mais diversas formas de manifestação da cultura popular.

O evento é aberto ao público e permite inclusive a quem se interessa em mostrar seu talento. Nesta edição, uma das novidades é a participação pela primeira vez de adolescentes do projeto “Alepe Acolhe”. Desenvolvido em parceria com o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), o programa oferece estágios nos mais diversos setores da Alepe aos jovens que vivem em abrigos com o objetivo de oferecê-los conhecimento, experiência profissional e oportunidades no mercado de trabalho.

“A participação desses jovens visa estimular o interesse deles pela arte e pela leitura. Eles podem participar como ouvintes ou recitar algo de sua autoria. É opcional de cada um”, informa a gerente da biblioteca da Alepe, Sirlênia Araújo.

O “Café com Poesia” desta quarta terá a primavera como tema. A ideia é que os participantes apresentem em suas obras algo relacionado ao tema, mas a criatividade é a prioridade do projeto.

Além da participação dos atendidos pelo “Alepe Acolhe”, haverá exposição de pinturas e fotografias do grupo Tear Digital e apresentação, participação especial de voz e violão de Laércio Lins e do coral da Assembleia, Vozes de Pernambuco. Representantes da União Brasileira de Escritores (UBE), da Academia Pernambucana de Letras e grupos de cordelistas confirmaram presença no evento.

“O encontro é gratuito e para o público em geral, de todas as idades. Todas as poesias e cordéis são bem vindos. As pessoas podem participar apresentando sua arte ou simplesmente desfrutando desse momento de troca de conhecimento” reforça Sirlênia.

Talentos Diversos – Antes da pandemia, a biblioteca da Alepe abria espaço, uma vez por mês, para recital de poesia e leitura de cordéis, lançamentos de livros, exposições e bate-papo sobre arte e cultura. O projeto existe há 15 anos e, ao longo desse período, reuniu jovens talentos com veteranos da arte e da literatura. Já passaram pelo projeto nomes conhecidos de nossa cultura como o poeta Miró da Muribeca, falecido em julho deste ano, o escritor Jomar Muniz de Brito e a historiadora Marly Mota.

Os encontros resultaram na produção do livro “Antologia Café com Poesia”, que reuniu mais de cem poesias de artistas e escritores locais. O material foi confeccionado pela Alepe em parceria com a editora de Pernambuco (Cepe).


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários