Em sabatina com o Sindicato dos Hospitais, Clínicas, Casas de Saúde e Laboratórios de Pernambuco (Sindhospe), nesta quarta-feira (31), o candidato Danilo Cabral garantiu a implantação da telemedicina na rede estadual de saúde. O socialista disse que vai construir o Hospital de Trauma no Grande Recife, desafogando os atendimentos no Hospital da Restauração. O único candidato de Lula no estado reiterou que, em seu governo, a gestão do Instituto de Recursos Humanos (IRH), que gerencia o Sistema de Assistência à Saúde dos Servidores de Pernambuco (Sassepe), vai ser pautada pela previsibilidade na relação com a rede credenciada. Ele também reforçou o compromisso do diálogo com o setor para, juntos, aprofundar as transformações que a Frente Popular lidera nos últimos anos.
“A gente precisa discutir a questão da telemedicina. Essa é uma questão central em nosso plano de governo na saúde. Nós já temos um conjunto de equipamentos já instalados, e que a gente deseja ampliar, e vamos incorporar novas ferramentas de tecnologia na gestão da saúde”, afirmou Danilo, explicando que a implantação dessa modalidade chegará por meio de um profundo processo de transformação digital na gestão estadual. “A gente tem a oportunidade de fazer chegar os serviços de saúde nos vazios de saúde que ainda existem em Pernambuco e não vamos permitir que uma pessoa saia, por exemplo, de Salgueiro, com o TFD, para o Recife e fazer um exame, quando isso poderia ser resolvido com a telemedicina”, garantiu.
Aos dirigentes de instituições hospitalares, Danilo sinalizou que o Hospital de Trauma poderá ser construído nas proximidades do Hospital Pelópidas Silveira, no Curado, na entrada do Recife. “Já existe uma área na região próxima ao Hospital Pelópidas e essa nova unidade pode ser construída lá. Essa nova unidade vai desafogar o HR, tirando parte das pessoas que são atendidas em trauma lá e dar oportunidade a outros pacientes que necessitam de leitos”, explicou o socialista.
Sobre as futuras gestões do IRH e Sassepe, Danilo garantiu que o seu governo vai ter uma relação republicana com a rede credenciada. “Temos que ter previsibilidade nessa relação do IRH com os parceiros. Se não dá para resolver tudo a um só tempo, a gente vai ter uma previsão para atender todos, pactuando e resolvendo. Vamos ter no governo uma relação republicana, estabelecendo critérios a serem pactuados”, assegurou.
Danilo destacou que, nos últimos anos, a Frente Popular construiu nove novos hospitais na rede estadual de saúde, 15 Unidades de Pronto Atendimento (UPA), 11 Unidades de Pernambucanas de Atenção Especializada (UPA-E), além da contratação de mais de 20 mil profissionais de saúde.
“Pernambuco, desde o governo Eduardo Campos, tem feito um conjunto expressivo de investimentos na saúde e nós queremos avançar nessas transformações das políticas do estado. Pernambuco é o estado que há 11 anos mais investe na saúde no Nordeste, com 17% dos recursos próprios, superando o mínimo constitucional, que são 12%. Só em 2021, foram mais de R$ 4 bilhões”, pontuou o socialista, destacando que, ao lado do presidente Lula, vai discutir o novo pacto federativo e a redistribuição do financiamento público da saúde. (Foto: Marcus Mendes)