
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) inicia, nesta sexta-feira (08.07), o evento Caminhos Literários no Socioeducativo – Pelo Direito à Leitura. Essa é a primeira jornada literária nacional dedicada a área e vai ter participação de unidades socioeducativas de todo o país. O primeiro dia terá transmissão ao vivo pelo canal do CNJ no YouTube.
A Funase terá participação na mesa 2, que será iniciada às 16h. A pedagoga Maurinúbia Moura, representará a instituição. “Vamos falar sobre as atividades do projeto: leitura, diálogo e relações sociais, desenvolvido com adolescentes em cumprimento de internação provisória no Cenip Caruaru”.
O projeto da Funase acontece com os socioeducandos que são alfabetizados, sendo disponibilizados livros para leitura e materiais para a composição de resumos. Semanalmente os jovens são convidados a participar dos encontros em grupo, onde ocorre a leitura coletiva de diferentes gêneros textuais, a análise e a interpretação, além da apresentação individual dos livros lidos. “Como principais resultados destacamos o hábito da leitura, o desenvolvimento do vocabulário, a melhoria na forma de expressão e na interpretação textual, além reflexões a respeito das suas vivências e da necessidade de serem protagonistas na construção de novos projetos de vida”, salienta Maurinúbia, que desenvolveu o projeto junto com a assistente social, Natália de Melo.
O evento promovido pelo CNJ, vem para marcar os 10 anos da lei que instituiu o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase) e dos 32 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A programação segue ao longo das sextas-feiras do mês de julho com eventos exclusivos ao público de unidades socioeducativas. Essa iniciativa faz parte do programa Fazendo Justiça, executado pelo CNJ em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
