Em reunião com Mário Volpi, coordenador nacional de programas voltados aos adolescentes, o pré-candidato falou sobre geração de oportunidades e emprego
O pré-candidato candidato a deputado federal, Pedro Campos, foi à sede do Unicef para discutir os desafios e propostas para a juventude. Nesta sexta-feira (29/07), em reunião com Mário Volpi, coordenador nacional de programas voltados aos adolescentes, ele tratou de temas como a geração de oportunidades e emprego, entre outros.
Ainda em 2017, Volpi já dizia que a “falta de investimento em jovens pode comprometer o desenvolvimento do Brasil”. Inclusive, o coordenador é responsável pelo programa Um Milhão de Oportunidades (1MiO), que visa capacitar e gerar empregos para a juventude contemplando diversas frentes de atuação: Trabalho decente em vagas de aprendiz, estágio e emprego; Cursos e trilhas formativas de desenvolvimento profissional; Defesa do direito à Educação de qualidade para todos e do protagonismo jovem; Erradicação do trabalho infantil, precário e de todas as formas de discriminação; Conectar, incluir e formar os jovens para a tecnologia e o mundo digital.
“Também discutimos sobre a importância de fortalecer o debate na Frente de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente e da Frente da Primeira Infância, que existem atualmente no Congresso Nacional. Inclusive, a instituição do Plano Nacional para a Primeira Infância em formato de lei é um dos projetos estratégicos para serem aprovados no Legislativo”, disse o pré-candidato.
Por sua vez, Mário Volpi chamou a atenção para a necessidade de preservação dos direitos das crianças e adolescentes, que estão garantidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, e abordou as questões relacionadas à saúde mental dos jovens, levando em conta a própria pandemia da covid e suas implicações nessa área.
Por fim, os dois conversaram a respeito da Agenda Cidade Unicef, que está acontecendo em parceria com a Prefeitura do Recife. O foco é a prevenção à violência no Ibura a partir de ações integradas com a assistência social, emprego e renda, cultura, esportes e educação.
UNICEF
Está presente no Brasil desde 1950. O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) recebeu da Assembleia Geral da ONU o mandato de defender e proteger os direitos de crianças e adolescentes, ajudar a atender suas necessidades básicas e criar oportunidades para que alcancem seu pleno potencial.