Documento referendado pelo prefeito do Recife faz um alerta pela defesa democrática e pela necessidade de respeito ao resultado das eleições deste ano
O prefeito do Recife, João Campos, assinou, nesta sexta-feira (29), a Carta do Estado de Direito Sempre! O documento foi lançado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) e já conta com mais de 420 mil adesões. A ideia é mobilizar a sociedade civil e alertar as brasileiras e os brasileiros para a necessidade da defesa da democracia e do respeito ao resultado das eleições deste ano, independentemente de preferências eleitorais e partidárias. A carta foi lançada na última terça-feira (26) no site da faculdade.
“Acabei de assinar a carta do Estado de Direito Sempre! em defesa da democracia e das urnas eletrônicas. É fundamental que o enfrentamento aos retrocessos e aos ataques às instituições sejam colocados na pauta diária das nossas discussões”, afirmou João Campos. “Nesse momento, é importante a união das forças democráticas e progressistas, deixando de lado divergências políticas e fortalecendo nossa jovem democracia. Respeitar o resultado das eleições é obrigação cívica para quem se diz patriota e tem amor pelo país. Como diz a Carta, ‘no Brasil atual, não há mais espaço para retrocessos autoritários’”, completou ele.
O documento faz referência à Carta de 1977. Em agosto daquele ano, o professor Goffredo da Silva Telles Júnior leu a Carta aos Brasileiros, denunciando a ilegitimidade do governo militar e do estado de exceção do Brasil. Naquele momento, foi conclamado também o restabelecimento do estado de direito e a convocação de uma Assembleia Nacional Constituinte. Ex-ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), empresários, banqueiros e artistas já assinaram a carta em defesa da democracia deste ano. O documento pode ser lido e assinado no site: https://estadodedireitosempre.com.