Por Pedro Alves, g1 PE
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, de forma emergencial, a utilização da vacina contra a Covid-19 CoronaVac em crianças de 3 a 5 anos. Em Pernambuco, ainda não há previsão para início do uso do imunizante nesse público, segundo informou nesta quinta-feira (14) a Secretaria Estadual de Saúde (SES).
A aprovação ocorreu na quarta-feira (13), e, logo após, o Instituto Butantan, que produz a vacina, solicitou a inclusão da CoronaVac no Programa Nacional de Imunizações (PNI) para crianças de 3 a 5 anos.
Nesta quarta-feira, questionada pelo g1, a Secretaria Estadual de Saúde informou que, por meio do Programa Nacional de Imunizações em Pernambuco, aguarda orientações técnicas do Ministério da Saúde para imunização desse novo público.
A SES afirmou, também, que a estimativa populacional, de crianças que poderão ser vacinadas, deve ser divulgada posteriormente pelo Ministério da Saúde.
A prefeitura do Recife informou ao g1, nesta quinta-feira (14), que aguarda o governo do estado autorizar o início da vacinação desse público, após receber orientações do Ministério da Saúde.
Confira, abaixo, perguntas e respostas sobre a imunização das crianças de 3 a 5 anos:
Quando começa a vacinação em Pernambuco?
O Ministério da Saúde vai avaliar, junto à Câmara Técnica Assessora em Imunizações, o uso do imunizante nesta faixa etária. Depois disso, deve autorizar a aplicação pelos estados, que, por sua vez, destinam as doses aos municípios. Ainda não há previsão para que isso ocorra.
A vacina é a mesma usada em adultos?
Sim. Crianças de 3 a 5 anos receberão a mesma dose que hoje é aplicada nas faixas etárias de 6 a 17 anos e nos adultos. Segundo a Anvisa, estudos indicam que a CoronaVac gerou até quatro vezes mais anticorpos contra a Covid-19 no grupo de 3 a 5 anos do que em adultos.
É seguro vacinar as crianças?
A decisão da Anvisa é de que a CoronaVac é eficaz e segura para esse público. Estudos apontaram que o imunizante diminui mortes, hospitalizações e a circulação do vírus.
Quais vacinas foram liberadas para esse público?
Atualmente, para a faixa etária entre 3 e 5 anos, somente a CoronaVac tem aprovação pela Anvisa, mas ainda precisa ser adicionada ao PNI pelo Ministério da Saúde para começar a ser aplicada.
A vacina da Pfizer pode ser aplicada em pessoas a partir de 5 anos e a CoronaVac já utilizada para quem tem a partir de 6 anos.