Reeducandos acompanhados pelo Patronato Penitenciário, órgão da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), que trabalham na limpeza da Central de Abastecimento de Caruaru (Ceaca), agreste do estado, além de deixar o pátio limpo para receber os clientes, agora também participam do programa “Desperdício Zero”, implantado pela prefeitura.
O programa visa evitar o descarte de frutas, verduras e hortaliças que não foram comercializadas por estarem fora dos padrões de venda, e que servem para doação. É aí que entram os reeducandos, eles recolhem diversos tipos de alimentos doados pelos comerciantes, como, batata, pimentão, tomate, cebola, frutas, entre outros, levam até a cozinha da Ceaca, lá a nutricionista faz a seleção e entra em contato com as instituições para a entrega.
“Participar de ações como essa humaniza o reeducando, ele se percebe como ator social na ajuda aos necessitados e compreende a importância do trabalho, tanto para si como para o próximo”, explica o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Marcelo Canuto.
Uma média de três toneladas de alimentos são doadas mensalmente para 15 instituições cadastradas, entre elas: Desafio Jovem, Transforma, Casa dos Pobres, Centro Chico Xavier, Dorinha do Sopão, Igreja Assembleia de Deus e outras.
“A oportunidade de trabalho oferecida a esses reeducandos agrega valor e dignidade a vida deles”, ressalta Renata Sena, diretora Administrativa Financeira da central.