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Prefeitura do Recife faz uso da tecnologia como ferramenta de gestão no enfrentamento aos danos causados pelas chuvas

A tecnologia mais uma vez entra como parceira importante na rotina de trabalho da Prefeitura do Recife. Desta vez ela se alia aos 140 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e de saúde ambiental e controle de endemias (asaces) do Recife que estão realizando, desde ontem (6), o cadastro e levantamento de dados das famílias que tiveram suas casas atingidas pelas chuvas. Graças à ferramenta, o primeiro dia de agentes em campo, ontem (6), registrou 634 cadastros realizados em comunidades de áreas atingidas como Nova Morada e Terra Nossa. No total, estima-se que 20 mil famílias serão cadastradas.

Nesta terça (7), o trabalho em campo acontece nos Distritos Sanitários 4, 5 e 8, em bairros como Várzea, Coqueiral e Ibura em localidades como Vila Arraes, Terra Nossa, Sitinho Francisca, Dois Rios e Vila la Roque. O aplicativo usado pelos profissionais foi desenvolvido pela Empresa Municipal de Informática do Recife (Emprel) e chega para acelerar o processo de liberação do auxílio emergencial que será ser pago pelo município em parceria com o Governo do Estado e da Câmara Municipal do Recife ainda em junho no valor de R$ 2,5 mil em parcela única, além do Auxílio Moradia no valor de R$ 300.

Desenvolvido especificamente para a atender à demanda gerada pelas consequências trazidas pelas fortes chuvas, o sistema eletrônico é de uso interno da prefeitura e servirá como ferramenta de gestão. Nele, os agentes que estiveram nas comunidades realizando o trabalho de cadastramento terão condições de registrar dados pessoais de cada uma das famílias que estão dentro do perímetro mais vulnerável classificado pela Defesa Civil da cidade. Também é possível fazer o registro fotográfico do local atingido e das documentações necessárias para incluir as famílias nesse levantamento de campo. O sistema usado conta com georreferenciamento facilitando ainda mais o registro dessas pessoas e da situação.

Com as informações levantadas a partir do que foi coletado em cada uma das comunidades visitadas pelos agentes, será possível fazer o cruzamento de dados com outros bancos da prefeitura, como é o caso das informações registradas no sistema de agendamento eletrônico da vacina contra a covid-19, o Recife Vacina, e no sistema do CadÚnico, do Governo Federal, por exemplo. Essa conferência de dados garante a transparência no procedimento adotado para o pagamento do auxílio emergencial, bem como do pagamento que deverá ser iniciado ainda neste mês de junho.

Outro grande aliado nessa missão de assistência às famílias atingidas pelas fortes chuvas é o WhatsApp. A parceria com o maior sistema online de troca de mensagens do Brasil e um dos maiores do mundo foi firmada com a Prefeitura do Recife em setembro do ano passado. Usado principalmente para envio de mensagens relacionadas à covid, agora o WhatsApp será também usado para o envio do registro e comprovação do trabalho feito pelos agentes em campo no cadastro das famílias que deverão receber o auxílio emergencial. Também por meio desse contato será enviada a confirmação e instruções para o pagamento do auxílio.

O número (81) 9 9117.1407 é o contato oficial do WhatsApp da Prefeitura do Recife e SUSi é a atendente virtual que faz o primeiro contato com os usuários. As pessoas que tenham necessidade de acionar a prefeitura para tirar dúvidas sobre o auxílio emergencial podem entrar em contato por mensagem de texto nesse número. Na mesma tela de conversar dentro do WhatsApp da Prefeitura é possível também acionar a Defesa Civil – ressaltando que a instituição continua operando também pelo 0800.081.3400. (Fotografias – Dondinho – PCR)


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