A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes e a Marinha do Brasil realizaram, neste domingo (5), ações de ajuda humanitária em apoio às vítimas das chuvas. Moradores da Sapolândia, na Muribeca, e da Lagoa Olho D´água, em Barra de Jangada, receberam cestas básicas, orientações de assistentes sociais, atendimento médico, medicamentos e passaram por exames clínicos. Nesta fase de apoio à população, o município ganhou o apoio das Forças Armadas, entre os quais 350 fuzileiros e alunos da Escola de Aprendizes de Marinheiro, que vêm atuando nas áreas mais afetadas por alagamentos.
As ações foram acompanhadas pelo prefeito Mano Medeiros; pelo comandante do 3º Distrito Naval, vice-almirante André Moraes Ferreira; e pelo capitão dos Portos de Pernambuco, Frederico Albuquerque. Para garantir o acesso das equipes às áreas alagadas, a Marinha cedeu veículos e barcos.
“Ainda há muitos moradores em áreas alagadas que, por motivos diversos, optam por não sair de casa. Essas pessoas necessitam de alimentos, assistência médica e social e o compromisso da nossa gestão é acolher todos, neste momento de tantas dificuldades. E só com o apoio da Marinha podemos chegar até esses locais”, salientou o prefeito Mano Medeiros.
FORÇAS ARMADAS
Além da Marinha, os trabalhos de apoio às vítimas das chuvas receberam reforços do Exército, Aeronáutica e da Força Nacional do Ministério da Saúde, que atuam diretamente nas comunidades em parceria com as equipes da Prefeitura do Jaboatão.