O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE) reforça as ações de educação para o trânsito, durante os festejos juninos no município de Gravatá, agreste pernambucano. As atividades acontecem nesta sexta-feira (dia 17) e no sábado (dia 18), das 16h às 20h, junto ao Pátio de Eventos Chucre Mussa Zarzar, centro da cidade. No local, o órgão vai disponibilizar simulador de direção, óculos que reproduzem embriaguez, além de fornecer informação sobre serviços e formas de garantir maior segurança nos trajetos para as festas.
Quem passar pelo pátio de eventos para curtir a festa, terá a oportunidade de aprender mais sobre segurança nas estradas. Com o simulador de direção, equipamento que imita um veículo e reproduz os efeitos de dirigir após ingerir bebida alcoólica, o condutor vai despertar para os perigos de misturar álcool e direção. Na simulação, o condutor sai da pista, tem a visão distorcida e excede os limites de velocidade recomendados. A experiência serve para resgatar a responsabilidade dos motoristas nas rodovias.
As atividades são desenvolvidas por técnicos da Coordenadoria de Educação de Trânsito, Imprensa e Publicidade Institucional do Detran-PE, com os agentes de trânsito da Diretoria de Fiscalização, por meio da Operação Prevenção Segundos que Salvam Vidas. Ainda está incluído nas atividades, o uso de óculos simuladores de embriaguez, peça que faz o usuário perceber os sintomas do uso do álcool, como visão turva, desequilíbrio e desorientação.
Além de Gravatá, a programação junina do Detran-PE prossegue nos dias 24, 25 e 26, desta vez em Caruaru, chamada a “Capital do Forró”. Nos dias 11 e 12, já houve atuação semelhante na cidade de Bezerros. Também consta nas atividades do período junino, o uso do bafômetro passivo, instrumento que mede o grau de álcool no organismo, sem a necessidade de soprar no aparelho. Mais uma forma de garantir a segurança de todos nas estradas estaduais.