Home » Sem categoria » Programação do Maio Amarelo tem palestra, ação em empresa e em shoppings

Programação do Maio Amarelo tem palestra, ação em empresa e em shoppings

Na manhã desta sexta-feira (6), o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE) expande a programação do Maio Amarelo para o setor privado com ação, das 8h às 12h, na Owens-Illinois do Brasil, empresa do segmento de vidraçaria, localizada no bairro da Várzea, Recife. No local ocorrerá simulação de direção, exposição de cadeirinhas infantis, oferta de serviços a usuários, além de outras atividades educativas. Já nos shoppings Rio Mar e Tacaruna, a atuação será relacionada às vagas reservadas para estacionamento, das 15h às 19h. Encerrando o dia, acontecerá palestra sobre segurança no trânsito, na cidade do Moreno (28 km do Recife). Na sede do Detran-PE, bairro da Iputinga, Recife, prossegue a emissão de carteiras de identidade, no período da manhã, para servidores e usuários do órgão.

Na Owens-Illinois, a movimentação consiste em levar mais informação para os condutores de veículos, conscientizando sobre os perigos de dirigir sob efeito do álcool. Para isso, será utilizado um simulador, equipamento que contém mecanismos semelhantes à cabine de um automóvel e traz a percepção de dirigir após ingerir álcool. Com a mesma finalidade, haverá uso de óculos que simulam os efeitos da embriaguez e também óculos de realidade virtual, que mostram o trajeto de um condutor alcoolizado, da saída do bar até ocorrências na estrada.

Os funcionários da Owens-Illinois também vão conhecer os tipos de cadeirinhas que devem ser utilizadas por crianças quando conduzidas em veículos. A cadeirinha é um equipamento de segurança, que deve ser utilizado de acordo com a idade e o tamanho da criança. Haverá ainda explicação do etilômetro passivo, instrumento que funciona por aproximação. Para quem precisar de serviços relacionados a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e veículos, o Detran Itinerante, caminhão equipado para atendimento externo, estará com uma equipe, disponível para orientações, esclarecimentos e marcação de serviços.

A programação, desenvolvida pela Coordenadoria de Educação para o Trânsito, Imprensa e Publicidade Institucional, juntamente com a Diretoria de Fiscalização do Detran-PE, ocorre também, à tarde, em outros locais. Das 15h às 19h, será a vez dos shoppings Rio Mar, no bairro do Pina, Recife, e Tacaruna, localizado em Olinda, quando o foco será o respeito às vagas reservadas para portadores de necessidades especiais e da terceira idade. Quem respeitar as vagas específicas ganhará um sinal de legal deixado no para-brisa, por outro lado, quem não respeitar, receberá uma “multa moral”, como alerta.

As atividades do dia chegam ao final com a palestra sobre “Segurança no Trânsito – Juntos Salvamos Vidas”. O evento acontecerá na Câmara de Vereadores do município do Moreno, a partir das 19h. O tema será abordado pelo chefe da Unidade de Cursos da Escola Pública de Trânsito (EPT), Aurino Nascimento e vai destacar questões como limites de velocidade, respeito ao semáforo e a faixa de pedestre, uso do cinto de segurança e outros pontos referentes a uma condução mais segura.

A programação do Maio Amarelo foi aberta no dia 1º com atividades no Marco Zero, Bairro do Recife, e se estende até dia 30 de maio. Desenvolvidas pela Coordenadoria de Educação para o Trânsito, Imprensa e Publicidade Institucional e Diretoria de Fiscalização do Detran-PE, as ações consistem em eventos educativos em escolas, empresas, shoppings e vias de grande circulação de veículos. A abrangência do programa envolve o Recife e cidades da Região Metropolitana, Agreste e Sertão pernambucano. São parceiros no Maio Amarelo 2022: Disnove/Yamaha, Honda, Polícia Rodoviária Federal, Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRV), Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTRan), UPE, Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) e Motocruz.

Maio Amarelo
Conforme informações do site Maio Amarelo, o movimento foi criado com a finalidade de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo, com ações conjuntas entre o Poder Público e a sociedade civil. Para isso, a discussão é focada no tema segurança viária, com mobilização de toda a sociedade, envolvendo órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para engajamento nas ações e propagação do conhecimento.

Em 11 de maio de 2011, a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Com isso, o mês de maio se tornou referência mundial para balanço das ações em todo o mundo. Estudo da OMS (Organização Mundial da Saúde) contabilizou, em 2009, cerca de 1,3 milhão de mortes por acidente de trânsito em 178 países. Aproximadamente 50 milhões de pessoas sobreviveram com sequelas.

Os números também indicaram que três mil vidas são perdidas por dia nas estradas e ruas, nona maior causa de mortes no mundo. Os acidentes de trânsito aparecem como o primeiro responsável por mortes na faixa de 15 a 29 anos de idade; o segundo, na faixa de 5 a 14 anos; e o terceiro, na faixa de 30 a 44 anos. Se nada for feito, a OMS estima que 2,4 milhões de pessoas devem morrer no trânsito em 2030.


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários