
A Secretaria de Desenvolvimento Agrário de Pernambuco (SDA) junto à Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia (Seagri) se reuniram nesta quarta-feira para discutir demandas em benefício dos dois estados.
Entre as pautas apresentadas, está a união nas ações entre o Governo de Pernambuco e o Governo da Bahia para a implantação de medidas sanitárias adotadas na defesa dos vegetais – baseando-se no que já está disposto em norma do Ministério da Agricultura – no Vale do Rio São Francisco, já que a economia local vem fortemente do plantio, cultivo, a extração e a exportação de manga e uva. O adversário é a mosca da carambola, que ataca várias espécies frutíferas.
Participaram da reunião o secretário de Desenvolvimento Agrário Luís Eduardo Antunes; o presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco, Weidson Marinho; o Secretário da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura do Estado da Bahia, Leonardo Bandeira; o Chefe de Gabinete, Alisson Santos Gonçalves; o Diretor de Defesa Sanitária Vegetal da Agência de Defesa Agropecuária/ADAB/ Celso Duarte Carvalho Filho; e do Fiscal Estadual Agropecuário, Paulo Emílio Landulfo Vinhaes Torres.
Os gestores afirmaram que é preciso juntar as forças dos dois estados de maneira preventiva com tecnologia, extensão e assistência técnica para proteger o Vale – que corta os dois estados – do risco iminente da chegada do inseto, que caso se prolifere, inviabiliza as exportações, levando a região a um colapso socioeconômico.
“O trabalho em conjunto dos dois estados é de extrema importância para a agricultura da região. Vamos unir nossos esforços e trazer o melhor das ações em benefício dos produtores”, afirmou Luís Eduardo.
Foi discutido, ainda, a construção de um acordo de cooperação técnica para o monitoramento destas moscas, que envolve as duas secretarias de agricultura, além da organização social Moscamed, o Sebrae e as duas agências de defesa agropecuária dos dois estados: Adagro e ADAB.
“Sair daqui com o acordo validado para ser assinado foi um passo importantíssimo, e agora nós construiremos o decreto de regulamentação das leis do estado de Pernambuco e do estado da Bahia para proteção do Vale do São Francisco” afirmou Alisson Santos.
A ideia é ampliar o monitoramento para nivelar a área de atuação de prevenção e alcance das áreas, sobretudo dos pequenos produtores.
