O fim de semana foi marcado por atividades educativas para o trânsito, promovidas pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE). No sábado (21) e domingo (22), à tarde, a programação foi voltada para crianças, no Camará Shopping, em Camaragibe. No local, o órgão disponibilizou carrinhos elétricos, óculos de realidade virtual e óculos simuladores de embriaguez para conscientizar a garotada, além do público adulto. Já nas áreas de estacionamento a ação foi focada no respeito às vagas reservadas, iniciativa sem penalidade, uma vez que a punição foi educativa para os infratores. No domingo, pela manhã, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o órgão participou do “Pedal Legal”, ação direcionada a ciclistas. Toda a programação integra o “Maio Amarelo”, movimento que alerta sobre feridos e mortos no trânsito.
A ação com os carrinhos, além de educar, divertiu a criançada, de 5 a 7 anos com até 1,20m de altura, que “pilotou” um mini automóvel percorrendo um pequeno circuito. Eles aprenderam a respeitar a faixa de pedestre e a sinalização , despertando a consciência para atender as normas de trânsito. Para a garotada maior e os adultos, foram disponibilizados óculos de realidade virtual, que permitem ao portador vivenciar a experiência de dirigir um veículo, após sair alcoolizado de um bar, até um desfecho desagradável. Também foram disponibilizados óculos que simulam embriaguez, mostrando os efeitos do álcool, como vista embaçada e desequilíbrio.
Já no estacionamento, a atuação serviu para alertar sobre o respeito às vagas reservadas. Servidores do Detran-PE repassaram orientações para que os usuários deixem disponíveis as vagas prioritárias para idosos e pessoas com necessidades especiais. Os condutores que utilizaram as vagas corretamente encontraram no para-brisa do veículo um agradecimento e um sinal de legal. Já aqueles que não cumpriram a determinação, encontraram orientações para agir de acordo com o recomendado e uma “multa moral”, como alerta para a falta. Em parceria com a Prefeitura de Camaragibe, houve ainda emissão de credenciamento para vagas reservadas.
Enquanto isso, no domingo pela manhã, em ação voltada para ciclistas, o órgão distribuiu coletes reflexivos e disponibilizou um simulador de direção e óculos que imitam condições de embriaguez. O simulador reproduz situações de trânsito com um condutor sob efeito de álcool. Já os óculos, causam visão turva, distorções e desequilíbrio. As atividades aconteceram no bairro do Pina, Zona Sul do Recife, em parceria com a PRF, que programou o “Pedal Legal”, com orientações de como pedalar com segurança nas ruas da cidade.
A programação do Maio Amarelo foi aberta no dia 1º com atividades no Marco Zero, Bairro do Recife, e se estenderá até 31 de maio. Desenvolvidas pela Coordenadoria de Educação para o Trânsito, Imprensa e Publicidade Institucional e Diretoria de Fiscalização do Detran-PE, as ações consistem em eventos educativos em escolas, empresas, shoppings e vias de grande circulação de veículos. A abrangência do programa envolve o Recife e cidades da Região Metropolitana, Agreste e Sertão pernambucano. São parceiros no Maio Amarelo 2022: Disnove/Yamaha, Honda, Polícia Rodoviária Federal, Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRV), Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTRan), UPE, Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) e Motocruz.
Maio Amarelo
Conforme informações do site Maio Amarelo, o movimento foi criado com a finalidade de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo, com ações conjuntas entre o Poder Público e a sociedade civil. Para isso, a discussão é focada no tema segurança viária, com mobilização de toda a sociedade, envolvendo órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para engajamento nas ações e propagação do conhecimento.
Em 11 de maio de 2011, a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Com isso, o mês de maio se tornou referência mundial para balanço das ações em todo o mundo. Estudo da OMS (Organização Mundial da Saúde) contabilizou, em 2009, cerca de 1,3 milhão de mortes por acidente de trânsito em 178 países. Aproximadamente 50 milhões de pessoas sobreviveram com sequelas.
Os números também indicaram que três mil vidas são perdidas por dia nas estradas e ruas, nona maior causa de mortes no mundo. Os acidentes de trânsito aparecem como o primeiro responsável por mortes na faixa de 15 a 29 anos de idade; o segundo, na faixa de 5 a 14 anos; e o terceiro, na faixa de 30 a 44 anos. Se nada for feito, a OMS estima que 2,4 milhões de pessoas devem morrer no trânsito em 2030.