A Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE) e a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) oferecem, nesta quarta (18), oficina de elaboração de projetos culturais referentes à linguagem de Patrimônio no Funcultura Geral 2021-2022. O evento ocorre de maneira remota, em dois módulos: das 9h ao meio-dia e das 14h às 17h. As inscrições gratuitas podem ser realizadas por meio do formulário: https://forms.gle/Tpf9YeDs3VKqBKKx9
O link de acesso ao ambiente virtual será encaminhado para o e-mail informado no formulário 30 minutos antes do início das atividades da capacitação. Os inscritos vão contar com orientações de profissionais da área da comunicação, história, antropologia e arquitetura.
O edital do Funcultura Geral/Patrimônio é composto por 10 categorias, para as quais são destinadas R$ 2.668.480,00. Os projetos abrangem as áreas de intervenção no patrimônio edificado; elaboração de projetos de intervenção para bens tombados; restauração e ou conservação de acervos; ações de salvaguarda do patrimônio imaterial; produtos e conteúdos; formação e capacitação, pesquisa cultural e elaboração de projetos de planos museológico e museográfico.
Sobre o Funcultura
O Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura PE) é o principal mecanismo de fomento e difusão da produção cultural no Estado, e está inserido no Sistema de Incentivo à Cultura (SIC-PE). O Funcultura foi implantado pelo Governo de Pernambuco, a partir do diálogo com a sociedade civil, com o intuito de tornar a política cultural pernambucana mais democrática e plural.
O fundo tem um modelo de gestão compartilhada, que envolve a Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE), a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), instituições culturais e entidades da sociedade civil representativas da classe artística.