A Secretaria Estadual de Saúde divulgou nesse início de semana o ranking estadual de cobertura vacinal de doses de reforço contra a COVID-19.
Afogados mais uma vez mantém a posição de destaque, sendo o município que mais vacinou percentualmente a população de 65 anos e mais, com as duas doses de reforço, tendo atingido 126,2% desse público.
É preciso informar que números maiores do que 100% são normais em se tratando de vacinação, uma vez que a população estimada do município pelo Ministério da Saúde tem como referência o censo demográfico de 2010. De lá para cá, naturalmente, a população da cidade aumentou, tanto pelos nascimentos ocorridos nesses últimos 12 anos, quanto pela grande quantidade de pessoas que vieram morar em Afogados nesse período.
Nas demais faixas etárias, Afogados também contabiliza bons resultados, ficando entre as seis cidades do Estado com melhor percentual de vacinação do Estado.
“Em meio a tantos desafios de vencer a COVID-19, a vacinação é a principal estratégia, e Afogados vem dando exemplo na promoção à saúde e proteção da vida das pessoas. Agradeço aos meios de comunicação que tem nos ajudado nessa conscientização, à população que entendeu a importância da vacina, e aos profissionais da saúde, que se empenham desde do início da pandemia com o intuito de salvar vidas,” destacou o secretário de saúde de Afogados, Artur Amorim.