Home » Sem categoria » Pernambuco e Alagoas interagem na Educação para o Trânsito

Pernambuco e Alagoas interagem na Educação para o Trânsito

Um encontro para troca de experiências reuniu, na manhã de ontem (dia 11), servidores do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) e do Detran Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL), no Auditório do órgão pernambucano. Os participantes alagoanos, integrantes da área de educação para o trânsito e formação de condutores, foram recebidos pela coordenadora de Educação de Trânsito, Imprensa e Publicidade Institucional do Detran-PE, Jô Lima, que deu as boas-vindas e encaminhou as apresentações do encontro.

Ainda como parte da visita, o grupo circulou pela sede, para obter uma visão abrangente do funcionamento e esteve na Gerência de Psicomédica, para observações específicas da área. De acordo com Jô Lima, a interação com outros órgãos de trânsito estaduais, “além de consistir em uma valiosa troca de experiências, traz possibilidades de avaliar e aprimorar projetos e ações”.

A primeira apresentação foi da Gerência de Produção Pedagógica, que destacou as ações administrativas, técnico-pedagógicas, monitoramento e fiscalização e produção pedagógica. Entre os pontos abordados, estão as capacitações, banco de questões e prova simulada. Em seguida foi a vez da Gerência de Habilitação de Condutores, que explanou rapidamente o processo de biometria para cadastramento e validação das aulas.

Posteriormente, apresentou a atuação da Escola Pública de Trânsito (EPT), que trouxe, entre as principais atividades, a atuação com o programa Professor Amigo do Trânsito (PAT). Em Pernambuco, o PAT já atingiu 43 municípios, 5.491 professores e mais de 790 mil alunos. Ainda como parte das atribuições da EPT, foram exibidos os cursos desenvolvidos, as campanhas e blitz educativas e o Prêmio de Educação para o Trânsito.

A reunião foi finalizada após apresentação da área de educação para trânsito do Detran/AL, que consistiu em um resumo da atuação, estratégias e segmentos que abrangem o departamento. Para a chefe de Educação para o Trânsito e Formação de Condutores do Detran/AL, Edira Soares, o compartilhamento das experiências enriquece as práticas de educação e da formação de condutores, e destacou o diferencial pernambucano, com a unificação da estrutura da educação com a comunicação. “É uma união que facilita a atuação e a divulgação das ações”, considera.


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários